Sociedade

Flexibilidade de horários atrai bailarinos à Afonso Lopes Vieira

30 out 2015 00:00

Annarella na semi-final europeia do YAGP

flexibilidade-de-horarios-atrai-bailarinos-a-afonso-lopes-vieira-2366

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, tem vindo a ser opção para vários bailarinos da Annarella – Academia de Ballet e Dança.

A parceria, que se acentuou este ano lectivo, permite uma maior flexibilidade de horários aos alunos que dançam e uma maior proximidade à escola. Esta parceria tem permitido à ESALV atrair alunos de topo, que trazem para dentro da escola o rigor, a disciplina e o trabalho que estão habituados a utilizar no ballet.

O director da ESALV, Pedro Biscaia, reconhece que “este tipo de alunos são determinados, disciplinados e, em regra, com bons resultados”, o que é uma mais-valia para a ESALV, uma escola, que por não estar no centro da cidade, é muitas vezes, segunda escolha dos alunos.

Uma das alunas que entrou este ano para o 12.º ano vem de Beja, com média de 18 valores. “Este pequeno projecto pode ser uma forma de captar mais alunos”, admite. “Desta conjugação de interesses, os alunos da Annarella são prioritariamente colocados na mesma turma, por ano de escolaridade, e os horários são elaborados de acordo com as solicitações da academia”, refere o responsável, acrescentando que a “escola tem uma atitude de flexibilidade perante as variadas tarefas escolares, tentando conjugar o percurso artístico com o percurso académico”.

Alteração da data dos testes e aulas de recuperação são algumas soluções apresentadas pela escola. Também nas aulas de educação física há cuidados com estes alunos para evitar que uma lesão arruíne toda a época. “As actividades com bola são substituídas por exercícios de flexibilidade ou outros mais adequados a estes alunos”, revela Pedro Biscaia.

Annarella Sanchez, responsável pela escola, confessa que a “carga horária, sobretudo nos colégios, é muito grande”. “Quando se quer ter uma especialização ou estar na competição, torna-se difícil conciliar a dança com a escola e, por vezes, há pouca sensibilidade dos directores de turma.

Ouve-se, por vezes, dizer que: 'é por causa do ballet (ou de outro desporto) que‘não és bom aluno'. O que não é verdade, porque estes jovens são quase sempre excelentes alunos”, lamenta, considerando que é esta mentalidade que promove o abandono precoce de “bons talentos”.

Para esta responsável, a ESALV é uma escola onde os professores têm uma “grande sensibilidade para as artes”. Por isso, “os pais e alunos que queiram levar a dança a sério, independentemente de virem a ser ou não bailarinos,” ao ingressarem na ESALV “têm oportunidade de continuar a dar o seu máximo” na dança, “não descurando os estudos”.

YAGP
Annarella na semi-final europeia

Um grupo de alunos da Annarella - Academia de Ballet e Dança vai participar a partir de hoje na semi-final europeia do Youth America Grand Prix (YAGP), em Paris, considerado o maior concurso do mundo de dança jovem, onde estão as melhores escolas de todo o planeta.

Em Abril, o bailarino  António Casalinho venceu, pelo segundo ano consecutivo, o
prémio Hope Award, no YAGP, em Nova Iorque.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente