Sociedade

Figueiró dos Vinhos tem novos 14 Condomínios de Aldeia aprovados pelo Fundo Ambiental

21 nov 2022 08:30

Os projectos abrangem aldeias das quatro freguesias do concelho

figueiro-dos-vinhos-tem-novos-14-condominios-de-aldeia-aprovados-pelo-fundo-ambiental
Figueiró dos Vinhos passa a ter um total de 22 Condomínios de Aldeia
DR

O concelho de Figueiró dos Vinhos viu aprovados, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Fundo Ambiental, novos 14 Condomínios de Aldeia, um programa que pretende dar apoio e resiliência às aldeias em territórios vulneráveis de floresta, passando a ter 22 no total.

Segundo uma nota de imprensa, estas seis candidaturas surgiram no seguimento da apresentação das propostas do Município de Figueiró dos Vinhos e das juntas de freguesia de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, de Aguda, de Arega, de Campelo e da Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares Anexos.

Os projectos referem-se a 14 aldeias de todo o concelho, nomeadamente, Vale do Rio, Salgueiro, Chavelho, Várzea Redonda, Moninhos Fundeiros, Ribeira de Alge e Saonda, Milhariça, Vale do Prado, Caboucos, Vale Vicente, Poisia, Ponte Fundeira/Eiras e Campelo/Campelinho.

A selecção destas aldeias obedeceu ao cumprimento de critérios técnicos aprovados pelo Fundo Ambiental e representam um volume de investimento elegível de cerca de 482 mil euros, integralmente financiado pelo PRR através do Fundo Ambiental, lê-se no comunicado.

O Município de Figueiró dos Vinhos adianta que estes investimentos permitem executar um "conjunto de intervenções de operação de corte de madeira, rechega e tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, desbaste pontual de espécies ribeirinhas na margem da linha de água, plantação de castanheiros, oliveiras medronheiros, entre outros".

O programa “Condomínio de Aldeia” apresenta-se como um programa de protecção contra incêndios aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de acções de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais quer para a protecção de pessoas e bens, explica a nota.

Cercal, Coelheira, Casalinho, Pegudas, Ervideira, Corisco, Ribeira Velha e Alge são os outros condomínios de aldeia já aprovados neste concelho.

De acordo com a Direcção-Geral do Território este programa “apoia um conjunto de acções destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais”.

“Os Condomínios de Aldeia incentivam os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos, garantindo a sua limpeza e promovendo uma ocupação do solo geradora de rendimentos. Têm uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento económico sustentável destes aglomerados populacionais”, refere a mesma fonte no seu site.