Viver

Fazunchar, o festival da arte e do fazer

13 ago 2020 09:31

Figueiró dos Vinhos | Durante nove dias, a vila do norte do distrito de Leiria volta a inscrever o seu nome no circuito nacional de arte urbana, num evento que faz uma simbiose entre o tradicional e o contemporâneo, congregando alguns dos melhores jovens artistas nacionais de street art, música, desenho, fotografia e vídeo, sem esquecer a escrita

fazunchar-o-festival-da-arte-e-do-fazer
Este ano, haverá actividades como pintura mural, residências artísticas, instalação, música ao vivo, filmes, acções comunitá- rias, visitas guiadas e oficinas, sempre com acesso gratuito
Lara Seixo Rodrigues

O lema é “onde a arte faz a festa” e, dificilmente, se achará um local como Figueiró dos Vinhos, onde tal se verifique em cada canto e recanto, entre 15 a 23 de Agosto.

O festival de artes Fazunchar está de volta para a sua segunda edição e para mostrar que nem só de grandes centro urbanos vive a expressão artística. A iniciativa pretende renovar a projecção do concelho e da vila à escala nacional, enquanto produtor e palco de actividades artísticas e culturais, marcadas pela contemporaneidade.

Programa Fazunchar 2020
PINTURA MURAL
. Helen Burr
. Tamara Alves
. Dimitris Taxis
. Draw & Contra
. Doa Oa
. TheCaver
. Adamastor
. Mantraste

CONCERTOS
. Cassete Pirata
. Surma

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
. Fransci.co
. Surma
. Rute Ferraz
. Vasco Mendes

OFICINAS
. Colagem Criativa

EXPOSIÇÃO E INSTALAÇÃO
. Memórias do Fazunchar,
de Nuno Sarmento

CONVERSAS COM ARTISTAS

FILME
. Graffiti Grandmas

VISITAS GUIADAS

O Fazunchar, palavra que, no Laínte da Casconha, dialecto dos comerciantes de têxteis da região e da Serra da Lousã, tem por significado “fazer” é um festival onde a arte e a acção se tornaram indissociáveis do quotidiano da vila.

Foto: Lara Seixo Rodrigues

Num território marcado pela desumanização, pelo desemprego e pelo envelhecimento daqueles que, teimosamente insistem em ficar, num acto de amor pela terra e pela identidade, “fazer” é um acto que se torna urgente “na necessidade de transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade colectiva”, como sublinha a Mistaker Maker - Plataforma de Intervenção Artística, que, desde 2019, organiza este evento promovido pela autarquia local.

Fazunchar é fazer, é construir, é edificar. “É uma festa construída por vários tipos de arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território", refere a organização, sublinhando que, este ano, haverá actividades como pintura mural, residências artísticas, instalação, música ao vivo, filmes, acções comunitárias, visitas guiadas e oficinas, sempre com acesso gratuito e dentro das normas de saúde pública exigidas pela Direcção-Geral da Saúde.

Como tal e para garantir o aceso às actividades ao maior número possível de público, o festival das artes de Figueiró dos vinhos pode ser seguido online @fazunchar.tv; #fazunchare em facebook.com/fazunchar.

Com a pandemia, a Mistaker Maker refere que se tornou mais premente garantir o acesso às artes e à criação artística.

A curadora da edição 2020 do evento, Lara Seixo Rodrigues, garante que se "reforçará a sua presença e ocupação do espaço público, entendido este como o palco mais democrático para expor olhares únicos e renovados sobre os bens culturais, o património e tudo o que de único compõe este território".

Novidades na programação
Esta edição do Fazunchar volta a integrar várias expressões artísticas, numa simbiose entre o tradicional e o contemporâneo, entre o rural e o urbano, em franco diálogo constante entre elas e com a comunidade e território.

Entre as novidades para a edição de 2020, está a extensão do evento ao território das freguesias. Há, portanto, intervenções artísticas realizadas em três localidades do concelho, Arega, Aguda e Campelo, além de Figueiró dos Vinhos.

Surma (Foto @Ricardo Graça/Jornal de Leiria)

 

Nesta edição do festival voltam a estar presentes artistas internacionais com carreira afirmada ou com percursos promissores na streetart e expressão artística inovadora, como Helen Bur (Reino Unido), Dimistris Taxis (Polónia) e Doa Doa (Espanha).

No caso dos artistas portugueses integram a programação Tamara Alves, Draw & Contra, Adamastor, The Caver, Mantraste, entre outros. A programação musical é assegurada pelos Cassette Pirata e por Surma, que irá, igualmente, apresentar “um conceito único” neste espectáculo, que resultará da participação numa das residências artísticas em parceria com Tamara Alves.

Ao todo, o Fazunchar 2020 irá promover quatro residências artísticas, envolvendo nomes como Francis.co (desenho), Vasco Mendes (vídeo) e Rute Ferraz (fotografia).

Além disso, haverá oficinas e acções comunitárias que convidam os habitante locais e os visitantes a participar na criação artística. Fazem ainda parte do programa oficinas de colagem criativa com a artista Margarida Girão e estampagem com carimbos com o colectivo Adamastor.

A própria Mistaker Maker - Plataforma de Intervenção Artística irá colaborar nas acções comunitárias com a sua Sebenta da Quarentena, projecto que nasceu do confinamento durante o Estado de Emergência em Portugal, além do piquenique comunitário, que a organização pretende que se venha a tornar numa das imagens de marca do Fazunchar.

Quarenta e sete obras em 2019
Em 2019, o Fazunchar fez, durante nove dias, a celebração das artes em Figueiró dos Vinhos.

Nessa primeira edição, passaram mais de oito centenas de pessoas pelo evento, participando directamente nas actividades e eventos gratuitos e de acesso livre.

Foto: Lara Seixo Rodrigues

 

As obras e criações dessa primeira edição mantém-se nas paredes e espaço público da vila do norte do distrito de Leiria.

Dezasseis artistas foram convidados e a eles juntaram-se visitantes de Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Leiria, Porto, Tomar, Coimbra, Setú- bal e outros pontos do País.

Foram criadas 47 obras, divididas em oito murais, nove pinturas de montras e 30 cartazes distribuídos em 18 localizações, com ilustrações que abordaram o imaginário do pintor José Malhoa, que escolheu a localidade como refúgio.