Viver

Eu é que sou a (jovem) presidente de junta

4 jan 2020 10:29

Laura Silva Mota é natural de Pombal

eu-e-que-sou-a-jovem-presidente-de-junta
Estudante venceu concurso promovido pela Junta de Meirinhas
Daniela Franco Sousa

Tem 15 anos, frequenta o 10.º ano na área das Ciências e Tecnologias no Colégio João de Barros, em Pombal, e é a jovem presidente de Junta das Meirinhas. As propostas apresentadas por Laura Silva Mota venceram a primeira edição do concurso Jovem Presidente de Junta, uma iniciativa que pretende envolver os jovens de Meirinhas na gestão daquela freguesia, possibilitando que o jovem presidente possa gerir um orçamento e planificar actividades dedicados à juventude.

Entre outros objectivos, o concurso visa ainda sensibilizar os jovens para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respectivos órgãos, e incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica na definição das políticas de freguesia mais directamente relacionada com a juventude.

No caso de Laura, o interesse pela causa pública não é coisa recente. A adolescente participou no Parlamento Jovem há dois anos, onde abordou a questão da igualdade de género. E no ano passado voltou a participar, referindo-se ao problema da poluição dos oceanos. Além disso, conta a jovem, “lá em casa somos todos argumentativos”.

Este ano, tomou conhecimento da iniciativa da Junta de Freguesia de Meirinhas, através do seu professor de História, e decidiu participar no concurso. E a sua proposta saiu vencedora entre dezenas de outras ideias para a freguesia. Ajudou o facto de ter falado directamente com as pessoas, presume Laura. E ajudou também o seu pla

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ