Sociedade

Estudantes de Comunicação reflectem sobre presente e futuro dos media

19 fev 2018 00:00

Ciclos de Comunicação regressam à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

estudantes-de-comunicacao-reflectem-sobre-presente-e-futuro-dos-media-8163

Media: hoje e amanhã é o tema da nova edição dos Ciclos de Comunicação, que decorrem entre 20 e 22 de Fevereiro, no auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPLeiria).

Com organização dos estudantes da licenciatura em Comunicação e Media, a edição deste ano pretende debater as actuais dinâmicas de media e as suas tendências de evolução futura. "A excessiva tribalização dos consumidores, o efeito das redes sociais, a polarização do discurso e os desafios que colocam aos media serão alguns tópicos em discussão", explica a organização do evento.

Com entrada livre, as conferências decorrem entre as 15 e as 18 horas.

A sessão de abertura terá como tema Refresh feed: que dietas de media? e propõe o debate sobre novas dinâmicas de uso dos media e os factores que as determinam.

O dia 21 será dedicado à temática da educação para os media: "Como capacitar os cidadãos para viverem de forma consciente o actual contexto comunicacional? Como selecionar e avaliar a informação relevante? Como desenvolver competências de leitura e interpretação dos conteúdos que circulam? Como aprender a ler criticamente os media e o mundo e desenvolver participação nestes novos ambientes, serão algumas das questões abordadas", refere ainda uma nota da organização.

Os Ciclos de Comunicação encerram dia 22 com o painel dedicado à reflexão sobre o Futuro dos media: eu não sou um robot.

Em discussão estarão as tendências de evolução do sistema de media e os impactos da tecnologia nos processos.

As temáticas serão abordadas por investigadores, jornalistas, peritos em redes sociais e comunicação estratégica. Miguel Sabino, da Thumb Media, Paulo Faustino, da Get Digital, e Marcelo Leite, do Grupo Global Media, serão alguns dos oradores presentes.

Os Ciclos da Comunicação visam complementar a aprendizagem académica com momentos de partilha de informação e experiências entre a comunidade, investigadores e profissionais da área da comunicação, nas suas mais variadas vertentes.

O encontro procura um contacto antecipado com o mercado de trabalho, com o conhecimento dos seus avanços e exigências.