Sociedade

Estudantes de Cabo Delgado, Moçambique, apoiados por autarquias da região e Politécnico de Leiria

24 out 2021 10:21

São 30 alunos oriundos daquela região que tem sido afectada pelo extremismo religioso violento

estudantes-de-cabo-delgado-mocambique-apoiados-por-autarquias-da-regiao-e-politecnico-de-leiria
Apoios durarão dois anos
Ricardo Graça/Arquivo

Três dezenas de alunos oriundos de Cabo Delgado, região de Moçambique que tem sido afectada pelo extremismo religioso violento, vão ser acolhidos na região de Leiria e ficarão a residir e a estudar no Politécnico de Leiria, durante dois anos, em cursos técnico-profissionais.

Vinte ficarão no concelho de Leiria, seis em Peniche e quatro em Caldas da Rainha. O Município de Leiria irá providenciar habitação para 12 estudantes.

Também a Câmara das Caldas da Rainha se comprometeu a atribuir apoios aos alunos que ingressem em cursos Técnicos Superiores Profissionais do Politécnico de Leiria.

O protocolo prevê a atribuição de “apoio ao nível do alojamento para os estudantes e a redução de propina e emolumentos”, segundo informou o estabelecimento de ensino superior.

O Politécnico “atribui bolsas de estudo aos estudantes, de modo a cobrir as despesas de deslocação a Portugal e as despesas com propinas, alimentação e vivência em contexto académico, durante o período da duração normal dos cursos frequentados, podendo eventualmente ser prolongados por um ano lectivo adicional”.

O ingresso no Politécnico de Leiria deverá ocorrer este ano e os apoios manter-se-ão durante dois anos.