Sociedade

Politécnico de Leiria e GNR unidos contra o cibercrime

8 out 2021 10:54

Protocolo visa o aproveitamento recíproco das potencialidades científicas, técnicas e humanas

politecnico-de-leiria-e-gnr-unidos-contra-o-cibercrime
O protocolo foi assinado na quarta-feira
DR

O Politécnico de Leiria e a GNR de Leiria assinaram um protocolo na área da Informática Forense e da Cibersegurança, com vista a tirar partido dos conhecimentos das duas entidades para potenciar as suas actividades.

A parceria resulta de várias conversas efectuadas com a GNR por forma a alargar a cooperação na área da Informática Forense e que incluíram uma visita ao LabCIF - Laboratório de Cibersegurança e Informática Forense da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.

As partes celebraram esta quarta-feira um protocolo com esta força de segurança, que irá permitir a cooperação e a aproximação do conhecimento científico do ensino superior a uma entidade responsável por zelar pela segurança da população, refere uma nota da instituição de ensino superior.

“Este é mais um marco importante no reconhecimento da capacidade de formação, de investigação e da prestação de serviços com impacto do Politécnico de Leiria, neste caso pelo reconhecimento da GNR, um parceiro importante em múltiplas áreas, mas neste caso particular para a colaboração na área da informática forense e da cibersegurança”, afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, citado na nota de imprensa.

As duas entidades comprometem-se a promover a partilha de informação científica e técnica nas áreas consideradas de interesse para ambas as partes, nomeadamente na informática forense, cibersegurança, engenharia ambiental, ou outras.

Fica também acordado a participação e a promoção conjunta de actividades de carácter técnico-científico e de investigação e a colaboração na realização de estágios e projectos finais de curso.

O protocolo prevê ainda a promoção conjunta de seminários, workshops e outras iniciativas públicas, assim como a cooperação em cursos de especialização, de pós-graduação ou outros, visando uma aproximação entre comunidade científica e o conhecimento técnico.