Sociedade

Está a nascer a Escola da Mata e a sala de aulas é o Pinhal de Leiria

6 set 2018 00:00

Projecto da associação Casa da Árvore inspira-se no movimento Forest School.

esta-a-nascer-a-escola-da-mata-e-a-sala-de-aulas-e-o-pinhal-de-leiria-9193

O melhor lugar para aprender? A Natureza. Este é o ponto de partida do projecto Escola da Mata, que está a instalar-se numa antiga casa dos serviços florestais, na Marinha Grande. Num cenário definido pelo oxigénio do Pinhal de Leiria, a proposta inclui piqueniques diários e sestas ao ar livre em camas de rede. Todas as actividades são planeadas para decorrer no exterior, desde a chegada das crianças até ao momento do regresso às famílias. De acordo com o programa inspirado no movimento Forest School, o edifício de apoio é utilizado como abrigo quando não há condições para brincar e explorar na rua.

O projecto da associação Casa da Árvore pretende ocupar o tempo com criatividade e autonomia para ajudar ao desenvolvimento de crianças entre os três e os seis anos de idade. Há uma cozinha de lama onde se inventam poções mágicas e as fadas da floresta deixam cartas com sugestões de brincadeiras. Por exemplo, montar um refúgio para animais imaginários. Sem plástico nem ecrãs de telemóvel, só com ramos, folhas e outros materiais que se encontram na Mata Nacional de Leiria. 

Espírito comunitário. Cuidar de mim, cuidar do outro, cuidar da Natureza. Uma ideia construída de raiz, com pais e filhos. "O objectivo é mesmo esse: viver, viver com as pessoas, sejam adultos, sejam crianças", explica Patrícia Marcelino, presidente da Casa da Árvore, uma associação fundada em 2013 que também é responsável pela iniciativa Histórias ao Luar.

O espírito de comunidade está sempre presente, tanto no contacto com actores locais, do padeiro ao agricultor, como na partilha das responsabilidades. "No fundo, é eles viverem esse sentido comunitário e perceberem de onde as coisas vêm", conclui. "Trazer os produtos da horta, cozinhá-los, o que seja. Viver também esta questão das decisões conjuntas de uma comunidade, decidir com as crianças de acordo com o que elas estão a precisar no momento e não ser o adulto a ditar as regras. As decisões serem tomadas com o grupo e nessa consciência estarmos atentos a cuidar uns dos outr

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ