Economia

EST colabora na criação de data centers para o TikTok na Noruega

6 mar 2024 15:05

O TikTok irá usar três destes centros de dados para o seu Projecto Clover

est-colabora-na-criacao-de-data-centers-para-o-tiktok-na-noruega
Empresa de Leiria tem já mais contratos confirmados na Escandinávia
Fotografia: DR
Jacinto Silva Duro

O Grupo EST, Electricidade, Instrumentação e Automação Industrial, sediado na Boa Vista, no concelho de Leiria, está envolvido na construção de vários data centers (centros de dados) na Noruega, que serão utilizados por alguns dos gigantes mundiais da economia digital.

O arranque do projecto remonta a Maio de 2023 e resulta de um desafio lançado em Dezembro de 2022, quando representantes de uma empresa norueguesa marcaram uma reunião em Leiria, com o responsável da EST, Mário Rodrigues.

O Grupo EST foi distinguido pela Great Place to Work Portugal, como “um dos melhores locais para trabalhar", no nosso País.

51 milhões de euros
foi quanto a EST-GT Nordics facturou de Maio a Dezembro de 2023

“Vinham da CTS Nordics, uma empresa de grande dimensão que está a construir data centers em vários locais da Escandinávia, e procuravam um parceiro da área da electricidade, de preferência português, pois apreciam bastante a nossa maneira de trabalhar”, conta o responsável, recordando que, na lista de candidatos seleccionados, a EST estava no to

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ