Economia

EST assina contrato de três milhões para obra na Dinamarca

30 dez 2017 00:00

Empresa de electricidade industrial de Leiria emprega 140 pessoas

est-assina-contrato-de-tres-milhoes-para-obra-na-dinamarca-7888
Raquel de Sousa Silva

A EST, empresa de Leiria que presta serviços na área da electricidade industrial, anunciou a assinatura de um contrato com a finlandesa Valmet para a instalação de instrumentação na nova caldeira de biomassa e no novo parque de madeiras para da dinamarquesa Hofor.

Embora o cliente seja a Valmet, a obra em causa situa-se em Copenhaga, na Dinamarca, onde a empresa de Leiria vai ter uma média de 20 pessoas durante mais de oito meses (de Fevereiro a Outubro de 2018). Trata-se de um contrato de mais de três milhões de euros, para trabalhos de instrumentação, estudos e quadros eléctricos.

A Valmet é um dos “clientes estratégicos” da EST, afirma Francisco Marques, director comercial, explicando que a empresa de Leiria tem feito outros trabalhos para esta empresa finlandesa. Um deles está precisamente em curso: trata-se de uma obra na Celtejo, em Vila Velha de Ródão, onde está a ser feita a instalação eléctrica e a instrumentação numa caldeira de recuperação.

Outro dos três trabalhos de “grande envergadura” que a EST tem actualmente em mãos é a instalação eléctrica do projecto PO3 da Navigator Figueira da Foz; e o terceiro é a reconstrução da fábrica de aglomerados de madeira da Sonae Arauco, em Oliveira do Hospital, que ardeu no incêndio de Outubro, explica Francisco Marques.

A EST deverá terminar o ano de 2017 com um volume de negócios a rondar os 13 milhões de euros. Emprega 140 colaboradores, a que se juntam cerca de 60 sub-contratados para estes projectos.