DEPRESSÃO KRISTIN
Escolas devem reabrir na quarta-feira na maioria dos concelhos
Na Batalha, estabelecimentos de ensino reabrem esta terça-feira
A maioria das escolas deverão reabrir a partir de quarta-feira, se estiveram reunidas todas as condições de segurança. A garantia foi dada hoje pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, após uma reunião com os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
"Foi essa a mensagem que nos transmitiram os presidentes da Câmara, que estão a fazer um grande esforço, um esforço fantástico com toda a comunidade educativa, de limpeza das escolas, de recuperação de telhados, redes a repor a energia, para que o mais rapidamente possível abram as escolas", precisou o ministro.
Segundo o governante, os estabelecimentos de ensino reabrem, "no máximo até segunda-feira".
As escolas da região foram afectadas sobretudo com "quedas de árvores, cortes de energia, infiltrações que afectam muitas vezes a rede eléctrica" e "há questões de segurança que é preciso garantir para a reabertura das escolas".
A prioridade é garantir que estes equipamentos, "que são o centro das comunidades", possam regressar à normalidade.
Mesmo que em algumas escolas os danos tenham sido significativos, Fernando Alexandre revelou que serão adquiridos monoblocos para que as aulas se possam realizar.
Em algumas situações, os alunos também poderão ser transferidos para outros espaços, sobretudo nos estabelecimentos com menos estudantes.
"Há também um reforço dos transportes", até porque "nesta região também houve imensos autocarros que ficaram danificados e, por isso, está a haver um reforço dessa capacidade com novos autocarros para garantir que caiam esses transportes".
Referindo que há escolas que esta semana estão em pausa lectivo devido ao final do primeiro semestre, Fernando Alexandre admitiu que é "possível que haja alunos ainda sem aulas daqui a uma semana".
Batalha regressa amanhã
As escolas no concelho da Batalha retomam a sua actividade esta terça-feira. As intervenções foram imediatas e a retoma da electricidade e da água permite aos alunos regressarem às aulas.