Viver

Escola de Música de Amor lança curso para colmatar falta de acordeonistas

19 fev 2024 10:16

Desenhado para ranchos folclóricos e grupos populares, mas aberto à comunidade

escola-de-musica-de-amor-lanca-curso-para-colmatar-falta-de-acordeonistas
A formação será coordenada pelo maestro Amadeu de Oliveira
DR

A Escola de Música de Amor – Pianocenter anunciou que vai arrancar “em breve” com um curso de acordeão e concertina para “acabar com a falta de acordeonistas”.

É “especialmente desenhado para ranchos folclóricos e grupos populares”, mas “aberto à comunidade em geral”.

“A tradicional e vibrante cena dos ranchos folclóricos em Portugal enfrenta um desafio sério: a escassez de acordeonistas”, pode ler-se na nota de divulgação assinada por Levi Redondo Bolacha, da Amor Mais Associação. “Esta preocupante tendência afecta comunidades locais e grupos folclóricos em todo o país, levando a suspensões de actividades e dificultando a continuidade de tradições culturais que remontam há décadas”.

As aulas da nova disciplina (acordeão) na escola de música a funcionar na sala polivalente da Junta de Freguesia de Amor têm coordenação do maestro Amadeu de Oliveira.

Sobre a escassez de acordeonistas para ranchos e grupos de cantares, “a situação é reflectida em todo o país”, é referido no texto partilhado pela Amor Mais Associação. “Diante deste cenário, comunidades, vereadores e dirigentes de colectividades locais instam as autoridades a promoverem iniciativas para incentivar a aprendizagem do acordeão, garantindo assim a continuidade de tradições culturais e preservando o património musical único que os ranchos folclóricos representam em Portugal”.

Na região realiza-se um dos maiores eventos do país, o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, na Barrenta, concelho de Porto de Mós, no contexto do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, e, em Alcobaça, é acolhida anualmente a Semana Internacional do Acordeão.