Sociedade

Escola D. Dinis assinala Dia Nacional da Língua Gestual

13 nov 2016 00:00

O Agrupamento D. Dinis tem ensino bilingue.

escola-d-dinis-assinala-dia-nacional-da-lingua-gestual-5357

Como forma de assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual, o Agrupamento de Escolas D. Dinis realiza no dia 15 várias iniciativas, entre as quais a formação das letras LPG – Língua Gestual Portuguesa pelos alunos, na sede da escola D. Dinis. Elisabete Santos, professora de Educação Especial, afirma que o objectivo é sensibilizar a sociedade para esta realidade e para a existência de uma comunidade surda.

A docente alerta que existem muitos alunos surdos espalhados na região, que não sabem para que escola devem ir. “O Agrupamento D. Dinis tem ensino bilingue e aqui podem ser felizes e seguir a sua carreira”, refere Elisabete Santos, alertando para a necessidade do encaminhamento precoce para esta escola.

“Infelizmente, algumas instituições de saúde e de educação só encaminham estes meninos tardiamente, depois de já terem 'queimado' etapas fundamentais do desenvolvimento da linguagem.”

Na região, apenas a escola D. Dinis oferece ensino bilingue, ou seja, um modelo que inclui a Língua Gestual Portuguesa e a oralidade, pelo que os alunos surdos estão integrados em turmas com meninos ouvintes. Segundo a docente, uma oferta mais próxima deste tipo de ensino só em Torres Novas e Coimbra.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.