Desporto

Eric Domingues quer repetir a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Veteranos de Judo de 2024

13 nov 2023 08:30

Depois do ouro conquistado no Campeonato do Mundo de Veteranos, no Dubai, o próximo grande objectivo do leiriense é alcançar o mesmo feito no Europeu do próximo ano, a disputar na Bósnia-Herzegovina

eric-domingues-quer-repetir-a-medalha-de-ouro-no-campeonato-da-europa-de-veteranos-de-judo-de-2024
Eric Domingues venceu o Campeonato do Mundo de Veteranos após derrotar o húngaro Szabolcs Sinka na final
IJF

Após já ter conquistado medalhas de prata e de bronze em campeonatos do Mundo e da Europa, ao longo dos últimos anos, o leiriense Eric Domingues alcançou finalmente o ouro no Campeonato do Mundo de Veteranos, no escalão M3, na categoria -66kg. A prova realizou-se em Abu Dhabi, no Dubai, no passado dia 1 de Novembro, onde o atleta e treinador do Grupo Desportivo Santo Amaro contou com uma ‘estrelinha’ especial: o pai, falecido em Abril deste ano.

“É a realização de um sonho. Esta medalha é dedicada ao meu pai, que de algum modo sinto que esteve sempre comigo, a ajudar-me”, afirma o judoca de 43 anos, que em 2022, na mesma competição, tinha sido eliminado logo no primeiro combate. “Perder o meu pai acabou por me dar uma motivação extra para este ano chegar ao mundial e mostrar o meu valor. Foram seis meses de preparação intensa, com treinos bi-diários, onde acordava às seis da manhã para treinar, depois ia trabalhar e dar aulas, e à noite voltava a treinar.”

O leiriense reconhece que “por se tratar de veteranos, pode-se pensar que a exigência é mais baixa, mas não é verdade”. “Encontramos atletas que fizeram carreira profissional no judo e que chegaram a participar em Jogos Olímpicos, o que aumenta o nível de dificuldade”, refere o atleta, salientando que participaram no Campeonato do Mundo de Veteranos mais de 1.000 judocas, oriundos de 65 países. Para Eric Domingues, a medalha de ouro é igualmente “de todas as entidades que apoiaram esta participação”, bem como “de todos os leirienses”.

A conquista do Mundial acontece depois de, já este ano, se ter sagrado campeão nacional de veteranos pela oitava vez consecutiva.

O próximo grande objectivo do judoca é sagrar-se campeão europeu em Junho de 2024. “Este ano não consegui preparar-me para participar, por estar a acompanhar o meu pai. Mas agora, uma vez alcançado o ouro no Campeonato do Mundo, a prioridade é conquistá-lo também no Europ

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ