Economia

EPW, a empresa que fabrica pavimentos para o Hilton

26 set 2016 00:00

Empresa do concelho de Pombal exporta 72% da sua produção

epw-a-empresa-que-fabrica-pavimentos-para-o-hilton-5066
Raquel de Sousa Silva

Dedica-se à extrusão de perfis em compósito de madeira, com os quais fabrica pavimentos e revestimentos para interior e exterior.

Fundada em 2006 e instalada na zona industrial da Guia, a EPW vai entretanto dar início a um investimento de 1,5 milhões de euros num novo pavilhão e em equipamentos, o que lhe permitirá aumentar a produção e continuar a crescer.

Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Egipto e alguns países da América do Sul são os principais destinos dos pavimentos e revestimentos da EPW, que exporta 72% da sua produção. Entrar em novos mercados é uma aposta constante. “Fazemos duas feiras internacionais por ano, porque a aposta é na exportação. Quando se constrói uma empresa desta dimensão tem de se pensar no mercado global”, diz Bruno Pita.

O director da empresa explica que tratando-se de perfis em compósito de madeira o produto final apresenta “propriedades superiores” às que teria se fosse apenas de madeira. “Por ser um produto de engenharia, podemos incorporar cores, cheiros, texturas diferentes. Pode ser trabalhado de várias formas”.

Contudo, no curto prazo os produtos “são mais caros do que as alternativas em madeira”, embora a médio e longo prazo tal não se verifique. “A grande diferença entre um compósito e uma madeira natural é a isenção de manutenção. Os produtos em compósito praticamente só têm de ser lavados. As madeiras têm de ser tratadas”.

O director da empresa da Guia diz que o mercado asiático coloca muito produto na Europa, “naturalmente mais barato, mas de qualidade inferior”. “O nosso produto destaca-se por ser de qualidade elevada e, como tal, tem um preço acima da média”.

A EPW vende a distribuidores ou a aplicadores, que fazem chegar os pavimentos e revestimentos ao utilizador. Entre os clientes finais da empresa estão marcas como a Burger King, Kentucky Fried Chicken, Hilton e Ibis, entre muitas outras.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.