PATROCINADO

Sociedade

EPAMG - Uma escola de referência para a região

3 set 2020 16:41

Segundo o ranking de Escolas 2019, esta escola alcançou o 1.º lugar no ranking de Escolas Profissionais, a nível distrital

epamg-uma-escola-de-referencia-para-a-regiao
Curso Moldes
EPAMG

A EPAMG - Escola Profissional da Marinha Grande tem vindo a assumir-se como uma referência no Ensino Profissional.

Segundo o ranking de Escolas 2019, esta escola alcançou o 1.º lugar no ranking de Escolas Profissionais, a nível distrital.

Integrada na Marinha Grande desde 1991, a EPAMG apresenta uma oferta formativa diversificada e direcionada para as exigências do mercado.

“A aposta num corpo docente de elevada qualidade e fortemente vocacionado para o ensino prático, permite à EPAMG formar alunos preparados para os desafios atuais do mercado, sejam eles a integração no mercado de trabalho ou até mesmo o prosseguimento para o Ensino Superior” afirma a diretora da EPAMG, Patrícia Rosa.

Curso Cabeleireiro/Foto: EPAMG

ENSINO PROFISSIONAL, UMA APOSTA SEGURA

A oferta formativa da EPAMG é composta por cursos profissionais e Cursos de Educação e Formação.

Os Cursos Profissionais são cursos de ensino secundário (12.º ano), com uma forte ligação ao mundo do trabalho.

A grande vantagem da formação profissional reside no facto de permitirem a obtenção de uma dupla certificação: por um lado, conferem o 12.º ano (à semelhança dos cursos científico-humanísticos), mas, por outro, permitem a obtenção de uma certificação profissional e, consequentemente, uma maior preparação para a entrada no mercado de trabalho.

No entanto, estes cursos não se focam apenas na preparação de profissionais aptos a entrar no mercado de trabalho: sendo os cursos profissionais uma via do Ensino Secundário, tal como o ensino geral, permitem aos seus alunos o prosseguimento dos estudos superiores.

Prova disso, são as 2370 vagas no ensino superior que no ano letivo 2020/2021 foram direcionadas para alunos do ensino profissional.

Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos, e podem concorrer a estes cursos alunos com o 9.º ano de escolaridade completo (ou ensino secundário não concluído) e com idade inferior a 20 anos.  

  Neste ano letivo, a EPAMG terá os seguintes cursos profissionais

    • Cabeleireiro/a
    • Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade
    • Desenho de Construções Mecânicas, variante moldes
    • Eletrónica, automação e comando
    • Padaria/ Pastelaria
    • Turismo

CURSOS CEF 
Já os cursos CEF (que integram também a oferta formativa da EPAMG) são cursos com equivalência ao 9.º ano (para conclusão da escolaridade obrigatória) caracterizados por um percurso mais flexível e ajustado ao perfil do aluno. No final do curso pode prosseguir com os estudos ou ingressar no mundo do trabalho. Podem inscrever-se nestes cursos todos os alunos com idade igual ou superior a 15 anos, que tenham concluído o 8.º ano de escolaridade, ou o 9.º ano incompleto. 

Este ano está disponível o curso CEF de: Empregado Restaurante/ Bar

ENSINO GRATUITO NA EPAMG
Todos os alunos que frequentam a EPAMG, têm direito aos Subsídios de Alimentação, de Transporte ou Alojamento, assim como à Bolsa de Material de Estudo e Bolsa de Profissionalização, de acordo com as normas estabelecidas pelo POCH (entidade que financia os Cursos Profissionais).

Curso Turismo/Foto: EPAMG

 

ENSINO COM GARANTIA DE QUALIDADE 
A Escola Profissional Artística da Marinha Grande foi certificada, por 3 anos, com o selo de conformidade EQAVET. 
A atribuição deste selo, pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional), conclui o processo de implementação de um Sistema de Garantia de Qualidade, alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais.

O processo de certificação tem origem na recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu que concebeu o EQAVET, como medida para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu. 

Nesta escola o processo de implementação do sistema de Qualidade decorreu durante o ano letivo 2019/2020.

Após a auditoria de verificação da ANQEP, com a participação de toda a estrutura da escola, alunos, encarregados de educação, instituições e empresas parceiras foi reconhecida a qualidade da formação deste estabelecimento com a atribuição do Selo EQAVET.

NUM ANO ATÍPICO, A SEGURANÇA SERÁ PRIVILEGIADA 
Estamos a trabalhar para que a receção aos alunos seja feita com a segurança e tranquilidade. Definimos diferentes circuitos, devidamente identificados, para a movimentação dos alunos. Os espaços serão reorganizados, quer na sala de aula, onde está garantido o distanciamento recomendado pela DGS, quer fora da sala de aula (recreios), onde serão definidos os espaços a frequentar por cada grupo. O nosso refeitório e bar irão funcionar de acordo com as regras definidas pela DGS. As refeições vão continuar a ser servidas aos nossos alunos, em moldes ligeiramente diferentes dos anos passados. Será disponibilizado solução de álcool-gel em diferentes pontos da escola.  Por fim, iremos entregar um kit de três máscaras reutilizáveis a cada aluno, de forma a garantir a utilização desta proteção na escola. Estamos certos de que estão reunidas as condições para que o ano inicie dentro da possível normalidade”, refere Patrícia Rosa, da EPAMG.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990