Desporto

Engenhocas. Estão aí para aumentar motivação e rendimento.

20 ago 2017 00:00

Roupas, garrafas de água ou aplicações móveis. São mais que muitas as engenhocas disponíveis no mercado, que servem para aumentar a motivação e o rendimento de quem faz desporto.

engenhocas-estao-ai-para-aumentar-motivacao-e-rendimento-7000
Daniela Franco Sousa

Chama-se Trendout Hydrate e é uma garrafa especialmente desenvolvida a pensar em quem gosta de correr, sejam eles amadores ou atletas de alta competição. Entre outras virtudes, a garrafa é maleável, leve e não deixa a água chocalhar, coisa que pode ser extremamente enervante quando em causa estão percursos de longos quilómetros.

Este e outros gadgets, de cariz mais ou menos tecnológico, podem realmente aumentar a motivação e o rendimento desportivo, acredita Romeu Cristóvão, o jovem designer de Leiria que fundou a marca portuguesa Trendout Enjoy Life, que tem no mercado, além desta garrafa inovadora, outros produtos técnicos ajustados às necessidades de quem faz desporto.

O JORNAL DE LEIRIA dá a conhecer algumas destas engenhocas, que tanto podem ser utilizadas em simples corridas à volta de casa como em duras provas ironman.

Para correr mais e melhor

A Trendout Hydrate é uma garrafa maleável que foi desenvolvida a pensar em atletas de trail running, explica Romeu Cristóvão. Adapta-se à mão, durante a corrida, mas também tem um tamanho e um formato que lhe permite ser transportada na mochila e ser usada em ginásio, prossegue o jovem designer.

Concebida numa espécie de silicone, a garrafa tem uma válvula de sugar e não deixa entrar ar, o que faz com que a água não chocalhe e não incomode o atleta durante o percurso, salienta o empreendedor.

Os atributos deste artigo têm convencido não só atletas de alta competição como amadores, expõe Romeu Cristóvão.

João Colaço, ultramaratonista da Marinha Grande, salienta que o mais importante de todas as engenhocas aplicadas à prática desportiva é o acréscimo de motivação que estas trazem aos seus utilizadores. Basta que se monitorize um tempo, uma distância, para que se gere a vontade de ir mais além no treino ou na prova seguinte, entende João Colaço.

E quando se trata de investir em artigos dispendiosos, “aumenta-se o compromisso”. Ou seja, “se estou a investir, obrigo-me a usar e isso vai reflectir-se na minha performance”, constata o ultramaratonista. O efeito imediato é psicológico, sendo que a motivação conduz à superação, entende João Colaço.

Entre os gadgets que já experimentou, o atleta da Marinha Grande refere, por exemplo, a electroestimulação, que tanto pode ser aplicada durante o treino como depois dele, para ajudar na recuperação dos músculos. É sobretudo na recuperação muscular que João Colaço tem utilizado os eléctrodos. “Está provado que pode ter vantagens, acréscimos de performance. E há uma franja de atletas de topo onde qualquer diferença pode decidir entre a vitória ou a derrota”, frisa o ultramaratonista.

Começam a ser também bastante comuns os relógios com aplicações que cruzam o plano de treinos do atleta com a sua frequência cardíaca (através da ligação a uma banda ajustada ao peito), e que dessa forma permitem monitorizar o desempenho.

Existe ainda a roupa de compressão, sejam elas perneiras ou camisolas, que, fazendo compressão em determinados pontos do corpo, optimizam a performance, nota João Colaço. “Não sei até que ponto traz vantagem efectiva ou se é um trabalho de marketing”, questiona o ultramaratonista, para quem, mais uma vez, o importante é o efeito psicologico positivo que o artigo pode proporcionar.

João Colaço aponta ainda os benefícios das aplicações sobre nutrição, que lhe permitem inserir dados sobre o que come e, assim, receber dicas de como melhorar a sua alimentação e, por essa via, melhorar o seu desempenho desportivo.

Pedalar e nadar como ninguém

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ