Sociedade

Engenheira de Pombal ajuda órfãos em Moçambique

27 out 2018 00:00

Carla Domingues é co-fundadora do projecto MOZVISION

engenheira-de-pombal-ajuda-orfaos-em-mocambique-9395
Daniela Franco Sousa

Carla Domingues deixou Pombal para ajudar quem mais precisa. Aos41 anos, Carla trabalha actualmente para uma ONG internacional, a Ajuda no Desenvolvimento de Povopara Povo, de Moçambique, e prepara-se para iniciar um projecto de Prevenção de HIV e Direitos das Raparigas, nas províncias de Gaza e Inhambane, onde será responsável pela coordenação.

Na bagagem, Carla Domingues contajá com uma vasta experiência de voluntariado. E recentemente, com a ajuda de um grupo de amigos, criou a MOZVISION, que tem as famílias vulneráveis e os órfãos como prioridade.

Carla Domingues trabalhava em Pombal, num gabinete de arquitectura, e tinha também outras actividades em part-time, no Café Concerto.Tinha feito um curso profissional de Design de Moda e também uma licenciatura em Engenharia Civil, quenunca exerceu. Até que, em 2012, ano em que terminava o curso, decidiu mudar radicalmente de vida. Despediu-se dos empregos e viajou até ao Reino Unido, onde teve formação em voluntariado internacional no College for International Co-operationand Development.

O que se seguiu foiuma acção de voluntariado, na Zâmbia,onde Carla viveu dos melhores (e mais duros) momentos da sua vida “Eu, juntamente com o meu trio, fuipara a província mais pobre da Zâmbia,onde a comida era escassa e ascondições eram completamente ooposto do que estava habituada. Tínhamos água uma a duas horas por dia, e a electricidade falhava muitas vezes (por vezes dias seguidos). Em muitos dias era tão fraca, que a luz das velas era mais forte”, recorda Carla.

Aí,os voluntários trabalharam no projecto Child Aid da DAPP (DevelopmentAid from People to People), onde a sua função passou por construir parques infantis nas pequenas escolasque a DAPP estava a edificar em colaboração com a UNICEF. “Foram dias duros, pois o nosso único meio de transporte eram três bicicletas para estradas de lama e poeira. A escolamais próxima ficava a 12 quilómetrose a mais distante a 35. Passámos muitos dias durante os quais a nossa comida era pão com tomate cru e mangas”, relata Carla.

“Depois de terminar o período de voluntariado, decidi aproveitar a oferta que nos foi proposta (a mim e aomeu namorado, que conheci durante a formação no Reino Unido) e ambos voámos para Moçambique, ondese estava a iniciar um projecto de nutrição na província de Niassa (também a mais pobre de Moçambique)”. Foi neste projecto que Carla trabalhou entre2015 e 2017.Desde que esteve na Zâmbia, Carla tem o sonho de criar o seu próprio orfanato.

Como ainda não dispõe dos recursos que são necessários, esse sonho vai ter de esperar, reconhece a engenheira que, mesmo assim, não perdea vontade de ajudar quem mais precisa.

“Desta vontade e do enorme coração de um grupo de amigos de Pombal, nasceu a MOZVISION, em Julho de 2017”, explica Carla Domingues.“Estamos a ajudar situações pontuais que nos vão aparecendo, mas sempre com foco nos mais vulneráveis que nada ou quase nada tem.” Neste momento, a voluntária mudou-se para a província de Gaza, onde em breve irá iniciar o trabalho da MOZVISION.

“De momento, estamos a ajudar um orfanato dos arredores de Maputo, na compra de beliches e colchões”, conta Carla.“No Niassa, conseguimos mudar avida de algumas famílias e órfãos, e para já, o nosso foco será criar grupos de raparigas e dar-lhe formação em diferentes vertentes, para que estas consigam ter o seu pequeno incentivo futuro e de sustento. Mas as famílias vulneráveis e os órfãos estarão notopo da lista sempre”.

Dependente de donativos e de angariaçãode fundos, Carla informaque a MOZVISION aceita donativosatravés da conta da CCAM, com IBAN:PT50 0045 3110 4029 0858 6917 5.Para se tornarem voluntários ou associados,os interessados devem contactar o projecto através do email mozvisionassociation@gmail.com evisitar a sua página de facebookwww.facebook.com/MozVisionAssociation/