Sociedade

Engenharia Civil sem colocados nas duas fases do concurso nacional

1 out 2015 00:00

O curso de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria não teve qualquer aluno colocado nas duas fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

engenharia-civil-sem-colocados-nas-duas-fases-do-concurso-nacional-2177

De acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), além deste curso, houve outras formações em regime pós-laboral e ensino à distância que também registaram pouca adesão dos alunos, o que poderá acontecer na fase em que concorrem os alunos através dos concursos especiais como o M23.


O IPLeiria tinha disponibilizado 30 vagas na primeira fase para Engenharia Civil, número que transitou para a segunda. Mas nas duas situações não houve candidatos.
Sem preencher uma vaga das 22 em concurso ficou também o curso de Engenharia da Energia e do Ambiente, que na primeira fase registou apenas três candidaturas.

Praxe solidária
O Núcleo de Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria, quis mostrar que praxar não tem de ser humilhar o outro. Como forma de boas-vindas e integração dos novos alunos, os trajados envolveram os caloiros numa praxe solidária através da recolha de bens para doar aos desfavorecidos.

Na terça-feira, os estudantes, incluindo trajados, de todos os cursos foram convidados a participar na recolha de alimentos, brinquedos e vestuário. João Simões, representante do Núcleo de Marketing da ESTG, explicou que os bens serão depois entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome e Associação de Solidariedade Académico de Leiria.

Depois da recolha, os caloiros deslocaram-se ainda ao centro da cidade para apanhar o lixo das ruas e de jardins. "Queremos mostrar que praxes não são só actos humilhantes e o que se vê nos media. Também há praxes que podem ser realizadas com o objectivo de ajudar os outros", rematou João Simões.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente