Sociedade

Emigrantes de Leiria em França ajudam Pedrógão Grande

20 jul 2017 00:00

Cheque no valor de 356 mil euros entregue ontem ao Governo

emigrantes-de-leiria-em-franca-ajudam-pedrogao-grande-6851

A verba reunida em França ascende a 356 mil euros, nesta primeira fase. Reunida sobretudo entre a comunidade portuguesa emigrada na região de Paris, mas também junto das autarquias de Saint- Maur-des-Fossés e Cretéil, de empresas franceses e de cidadãos franceses, que se juntaram à onda de solidariedade para com as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

A entrega simbólica dos donativos decorreu ontem, no Teatro Miguel Franco, numa cerimónia a que se associou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Pedro Marques garantiu que o dinheiro vai ser aplicado na reconstrução das casas de primeira habitação destruídas ou danificadas pelo fogo nos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, através do Fundo REVITA, o instrumento criado de raiz pelo Governo para apoiar as populações e revitalizar o território atingido pelas chamas no mês de Junho.

De acordo com o empresário Armando Lopes, que tem ligações a Leiria, tal como muitos outros membros da Associação Solidarité aux victimes de l’incendie de Leiria, como é o caso de Mapril Baptista, do Bombarral, a maioria radicados na região de Paris, os doadores querem continuar a acompanhar o processo: "vamos criar uma comissão, vamos ver o que está feito e o que estará feito após. Estamos sempre prontos para ajudar, mas queremos saber, e dar informações a todos os que nos ajudaram, o que é que foi feito do dinheiro que veio de França", explicou Armando Lopes.

A primeira garantia chegou do presidente da Câmara Municipal de Leiria, autarquia que está a seguir de muito perto esta iniciativa. Raul Castro promete entregar os 356 mil ao Fundo REVITA "assim que estiverem reunidas as condições" para o efeito. Do ministro do Planeamento, os emigrantes presentes no Teatro Miguel Franco ouviram garantias de rigor.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.