Sociedade

Eles podem estar de regresso

27 out 2016 00:00

Antigos autarcas do PSD apontados como candidatos a várias câmaras do distrito

eles-podem-estar-de-regresso-5291
Maria Anabela Silva

Têm em comum a ligação ao PSD e o cumprimento de vários mandatos como presidentes de câmara, funções que deixaram, uns por opção, outros devido à lei da limitação de mandatos. Agora, podem estar de volta às lides autárquicas. Falamos de Fernando Marques, João Marques, José Gomes Afonso e Narciso Mota, antigos líderes dos municípios de Ansião, Pedrógão Grande, Porto de Mós e Pombal, apontados como possíveis candidatos nas eleições do próximo ano.

O único que já foi formalmente convidado é Fernando Marques. Durante 20 anos dirigiu a Câmara de Ansião, mas recusa o cognome de dinossauro autárquico. “Não me ponha no grupo de ex-autarcas que estão à espreita para regressar ao poder. Quando, há oito anos, deixei a câmara, podia fazer mais um mandato, mas saí porque quis. Sou dos primeiros a defender a renovação neste tipo de cargos”, afirma. E, seguindo esta linha de pensamento, conta que, nas últimas legislativas, teve “hipótese” de concorrer novamente ao cargo de deputado, função de desempenhou entre 2009 e 2015, mas recusou, precisamente, por defender a renovação.

“Nunca vi os lugares políticos como sítios onde temos de estar sempre”, acrescenta Fernando Marques que, na semana passada, foi desafiado pela restante Comissão Política do PSD de Ansião, estrutura à qual preside, para ser o candidato em 2017. O convite surge depois de o actual presidente, Rui Rocha, ter anunciado que não se recandidatará. “Ele seria o candidato natural”, reconhece Fernando Marques. E, apesar de “preferir que aparecessem outras pessoas com vontade” de assumir o cargo, o antigo presidente da câmara encara o convite com orgulho. “É uma honra que, oito anos depois de ter deixado as funções, os meus companheiros me vejam como uma pessoa útil e reconheçam o trabalho fiz”, diz.

Se em Ansião o possível regresso do antigo presidente do município partiu das estruturas partidárias, em Pombal foi o ex-líder do município a chegar-se à frente, com o anúncio feito, há alguns meses, por Narciso Mota de que será candidato à Câmara, com ou sem o apoio do PSD. Na origem desta decisão está o seu descontentamento em relação à actuação do seu sucessor, Diogo Mateus. O anúncio causou desconforto nas estruturas locais e distritais do partido, pela divisão que pode provocar, e gerou uma polémica troca de acusações entre Narciso Mota e Diogo Mateus, antigo e actual presidentes, sendo que, nos últimos tempos, os protagonistas se têm remetido ao silêncio. Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, depois de uma fase inicial em que houve quem pensasse que Narciso Mota recuaria, agora já são poucos aqueles que acreditam num volte-face e há quem considere mesmo inevitável a existência de duas candidaturas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.