Economia

Edifícios de “sangue azul” para comprar ou arrendar

28 dez 2018 00:00

Para comprar ou para arrendar, não faltam espaços no mercado, onde imobiliário e história caminham de mãos dadas. Alvaiázere, Peniche e Pombal têm oferta

edificios-de-sangue-azul-para-comprar-ou-arrendar-9638
Daniela Franco Sousa

Quem passou a infância a sonhar com a vida num castelo, eis que pode agora resgatar o desejo da meninice a partir de meio milhão de euros. Através do site Imovirtual é possível encontrar disponíveis para venda no mercado imobiliário da região algumas casas de “sangue azul”.

Mas há também espaços cheios de história, que podem ser arrendados para celebrações de casamentos.

Entre esses imóveis com “história real” encontra-se, por exemplo, por 495 mil euros, a Quinta das Pedras Velhas, uma “extraordinária propriedade com solar em Alvaiázere”, anuncia o site. Segundo a Imovirtual, trata-se de um solar datado de 1601, construído em Pussos São Pedro para uma família que se acredita descender do ducado do Cadaval.

“Apenas uma visita poderá fazer justiça aos grandes quartos espaçosos, tectos e portas altas. Paredes em pedra maciça de um metro de espessura, expostas. Grandes traves e vigas em carvalho original”, considera o anunciante. “Totalmente renovado”, o edifício conta também com um lote de terreno de aproximadamente meio hectare, “com vista desafogada e composto por um extraordinário jardim, árvores e arbustos floridos”.

O site www.castlesandmanorhouses. com acrescenta ainda que a Quinta das Pedras Velhas é construída em grande escala. Compreende dois andares de 150 metros quadrados cada, perfazendo um total de 300 metros quadrados com um sótão de altura total.

“As dependências e o pátio, com suas paredes de pedra reutilizadas, somam mais de 60 metros quadrados, totalizando 510 metros quadrados de área construída”, especifica a mesma fonte.

Também no coração de Peniche está disponível para venda um outro imóvel de “sangue azul”. Segundo o anunciante, trata-se de um “edifício histórico mandado construir em pleno século XIX, pelo então Rei D. Miguel. Foi abrigo de crianças desfavorecidas e sem abrigo, funcionou depois como Escola Industrial D. Maria Pia, até ao inicio do século XX”, explica o site Imovirtual.

“Este imóvel está dividido em duas partes, sendo uma o edifício habitacional, com 26 assoalhadas distribuídas pelo rés-do-chão e primeiro andar, pátio e jardim, e outra, que está afecta a armazém e indústria”, acrescenta o anúncio.

À venda por 1,5 milhões de euros, é um espaço “ideal para um hotel de charme”, propõe a mesma fonte.

O site da Escola Secundária de Peniche salienta a importância deste imóvel na educação local: “A Escola Rainha D. Maria Pia era uma escola de desenho industrial, criada em 1887, para a educação técnica dos dois sexos, e teve com primeira directora a artista de Caldas da Rainha, Maria Augusta BordaloPinheiro.

Já em plena República, o nome da instituição seria alterado para Escola de Desenho Industrial Josefa de Óbidos”. A designação da escola viria a mudar de nome mais vezes, bem como o seu público que, durante determinado período, foram exclusivamente alunas do sexo feminino.

Já no site casamentos.pt surge também na região de Leiria, mas disponível para arrendamento, a Quinta da Gramela, do concelho de Pombal. Informa o site que a “Quinta da Gramela é um espaço encantador, datado do século XVII, construído na antiga residência de campo do Marquês de Pombal”.

Defende que é um lugar “perfeito” para festas de casamento e outras celebrações. Além de jardim, conta com “uma ampla sala principal, com capacidade até 250 convidados, podendo ainda ser ampliada até 800”.

A Junta de Freguesia de Pombal esmiúça também a apresentação deste espaço histórico do concelho: “localizada a cerca de três quilómetros de Pombal, a Quinta da Gramela foi herdada pelo Marquês de Pombal por morte de seu tio Paulo de Carvalho e Ata&i

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ