Saúde

Doentes do Centro Hospital de Leiria podem voltar a ter acompanhante

15 mai 2020 19:13

Visitas no internamento vão continuar suspensas, mas a presença de acompanhantes será retomada na segunda-feira, com a obrigatoriedade do uso de máscara e medição de temperatura.

doentes-do-centro-hospital-de-leiria-podem-voltar-a-ter-acompanhante
Centro Hospitalar de Leiria mantém suspensas as visitas no internamento, mas vai permitir a entrada de um acompanhamento
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai voltar a permitir a presença de acompanhantes aos doentes internados. Esta permissão entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 18, sendo que os acompanhantes ficam sujeitos ao uso obrigatório de máscara e a medição da temperatura. As visitas no internamento continuam suspensas. 


Em comunicado, o CHL explica que a monitorização da temperatura corporal será realizada pelos vigilantes. Em caso de febre, a entrada dos acompanhantes e cuidadores fica interdita e essas pessoas serão encaminhadas para o atendimento Covid-19 no Serviço de Urgência Geral. 


Em relação ao uso de máscara, o CHL esclarece que, no caso dos acompanhantes, cuidadores e utentes em ambulatório deverá ser uma máscara social ou cirúrgica, sendo que para os utentes no internamento ou na urgência é recomendada a utilização de uma máscara cirúrgica.

Naquele comunicado, o CHL explica que a permanência de acompanhantes e de cuidadores nos serviços de internamento ficam restringida a uma pessoa por doente, “sem possibilidade de troca”, e ao período entre as 18 e as 20 horas, durante três dias por semana (terça-feira, quinta-feira e sábado nos serviços torre poente, e quarta-feira, sexta-feira e domingo, na torre nascente).


No Serviço de Ginecologia/Obstetrícia continuam suspensas as visitas em casos de partos vaginais e alta precoce previsível, sendo que, nos restantes casos, passará a ser permitida a presença de um acompanhante/cuidador, durante uma hora, no horário das 18 às 20 horas, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. 


Volta também a ser permitida a entrada de um acompanhante na sala de partos por um período de 15 minutos após o nascimento. Em caso de cesariana, “a visita terá lugar após o parto na sala 7 do Bloco de Partos”, esclarece o CHL.


As actividades de preparação para o parto e a visita guiada pré-natal continuam suspensas, o mesmo acontecendo com a presença de acompanhante nos serviços de urgência e na Consulta Externa, “exceptuando os doentes vulneráveis” que poderão ter um acompanhante. 


Também no Hospital de Dia (incluindo sala de espera) continua suspensa a presença de acompanhante/cuidador, sendo que na Cirurgia de Ambulatório será permitido um acompanhante/cuidador “nos casos em que situação clínica assim o exija”.


Segundo aquela nota do CHL, na Pediatria (internamento e urgência) será permitida a presença de um acompanhante 24 horas, “mas este deverá realizar previamente o teste SARS-COV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL”. Em relação à  Consulta Externa, apenas é permitida a entrada dos utentes com 30 minutos de antecedência.


Nas áreas dedicadas Covid-19, a realização de visitas e permanência de acompanhantes e cuidados, continuará a não ser possível, privilegiando-se o contacto telefónico e/ou por videoconferência.