Sociedade

Diogo Mateus sem maioria absoluta e sob pressão de Narciso Mota

21 set 2017 00:00

Com os indecisos e os que não responderam a somar 43%, a vantagem de 4,7% de Diogo Mateus não dá garantias de vitória, deixando tudo em aberto.

diogo-mateus-sem-maioria-absoluta-e-sob-pressao-de-narciso-mota-7164
Maria Anabela Silva

Se as eleições fossem no próximo domingo, Diogo Mateus, actual presidente e candidato do PSD à Câmara de Pombal, perdia a maioria absoluta conquistada há quatro anos e deixava Narciso Mota, ex-líder do município que agora concorre como independente, a apenas cinco pontos de diferença. Esta é a principal conclusão de uma sondagem feita pelo IPOM para o JORNAL DE LEIRIA.

À pergunta em qual dos candidatos ou partidos votava, os resultados, que incluem 32.9% de indecisos e 10% que optaram por não responder, dão 23,5 % de intenções de voto a Diogo Mateus, 20,8% a Narciso Mota e 8% a Jorge Claro.

Partindo desses resultado, a projecção da sondagem - que faz uma distribuição aritmética dos inquiridos que ainda não decidiram ou não responderam em quem votarão – indica que Diogo Mateus venceria com 41% dos votos, enquanto Narciso Mota chegaria aos 36,3%, com as duas candidaturas a conquistaram, cada uma, quatro mandatos no executivo.

O outro vereador ficaria para o PS, cuja lista é encabeçada por Jorge Claro, que aparece na terceira posição, com 13,9%.