Sociedade

Diocese desconhecia "comportamentos impróprios" do padre da Maceira

29 fev 2020 10:26

Comunicado assinado pelo bispo da Diocese de Leiria/Fátima condena insinuações de envolvimento da Igreja na morte de Marco Brites

diocese-desconhecia-comportamentos-improprios-do-padre-da-maceira
Ministério Público arquivou processo da morte do padre Marco Brites
DR

O cardeal António Marto, bispo da diocese Leiria-Fátima, afirma que desconhecia, "de todo", "alguns comportamentos impróprios e reprováveis do padre Marco Brites". 

Num comunicado, o bispo adianta que só agora teve conhecimento, após ter acesso ao relatório final do inquérito. "Nesse documento estão revelados alguns comportamentos impróprios e reprováveis do padre Marco Brites que, de todo, desconhecíamos até à sua morte. Tal conduta deixa-nos profundamente tristes, bem como a todos os seus colegas sacerdotes, e causam confusão e perturbação nos fiéis, nos familiares e nas comunidades que servia, por estar em contradição com os compromissos sacerdotais e a probidade moral que dele se esperava", sublinha D. António Marto.

Garantindo que "desde o primeiro momento" a diocese colaborou "sem reservas no inquérito policial prestando todas as informações" que tinha em sua posse, o cardeal "condena" "todas as insinuações caluniosas que pretendem responsabilizar qualquer sacerdote ou outras pessoas na morte do padre Marco Brites".

"Conforme explícito nas conclusões do processo de investigação criminal que relatam os factos de forma inequívoca, não foram encontrados indícios nesse sentido. Manifestamos a nossa solidariedade na dor à família, especialmente aos seus pais e irmã, e damos uma palavra de ânimo a todos os que sofrem tristeza e desilusão por causa da morte e da quebra da boa imagem que tinham do padre Marco Brites", refere a mesma nota.

D. António Marto acrescenta "manifesta o apreço pelos sacerdotes da Diocese que, mesmo com as suas limitações e fraquezas, se dedicam inteiramente a Deus,cuidando generosamente do bem espiritual do seu povo".

O padre Marco Brites foi encontrado morto no areal da Praia das Valeiras, no concelho da Marinha Grande, no dia 6 de Junho de 2018