Viver

Dino Parque da Lourinhã anuncia chegada de modelo de dinossauro "único no mundo"

20 jul 2020 17:09

A uma hora de Leiria, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã, um museu ao ar livre, reabriu a 20 de Maio e oferece 180 modelos de animais pré-históricos à escala real

dino-parque-da-lourinha-anuncia-chegada-de-modelo-de-dinossauro-unico-no-mundo
O Miragaia pertence à família dos estegossauros
DR

Com mais de quatro metros de altura, é, segundo os responsáveis pelo Dino Parque da Lourinhã, um modelo de dinossauro "único no mundo", reconstituído a partir "dos mais recentes e actualizados dados científicos".

"Pela primeira vez na história foi produzido o modelo do dinossauro português Miragaia", lê-se no comunicado que anuncia a chegada do novo exemplar a uma exposição que já conta com 180 modelos de animais pré-históricos à escala real. 

Específico da Lourinhã, o Miragaia pertence à família dos estegossauros e distingue-se "pelas suas características excepcionais". É considerado "o dinossauro português mais famoso do mundo". Foi, pelo menos, "o primeiro" dinossauro português "a ter uma publicação exclusiva na revista científica Nature".

Os fósseis originais também se encontram em exposição no Dino Parque da Lourinhã, um museu ao ar livre que reabriu a 20 de Maio.

Tal como os restantes membros do seu grupo, o Miragaia possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda, com mais de um metro de comprimento.

“Para nós é um orgulho poder apresentar este modelo único no mundo, símbolo da importância da Lourinhã como local de descobertas do período Jurássico", refere Luís Rocha, director-geral do Dino Parque, que desde a abertura recebeu quase 600 mil visitantes.