Sociedade

Exposição exibe o mais antigo fóssil de plesiossauro encontrado em São Pedro de Moel

16 jul 2023 15:30

O Centro Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, acolhe a exposição até ao dia 3 de Setembro, no âmbito do programa da Bandeira Azul

exposicao-exibe-o-mais-antigo-fossil-de-plesiossauro-encontrado-em-sao-pedro-de-moel
A exposição é de entrada gratuita e apenas encerra à quinta-feira
Município da Marinha Grande

Já se encontra aberta a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”, no Centro Cosmos Azul e Mar, sito na Travessa Artur Vilela, em São Pedro de Moel.

Patente até dia 3 de Setembro, no âmbito do programa da Bandeira Azul, a exposição exibe e documenta a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel.

O fóssil pertence ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos, tendo permitido identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, batizada com o nome de Plesiopharos moelensis, que significa “perto do farol de São Pedro de Moel”, explica o Município da Marinha Grande uma nota de imprensa.

Face à “necessidade de promover acções com vista à preservação deste património natural singular, de grande relevância para a ciência”, a Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um protocolo de colaboração com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã, sendo a realização da exposição temporária do plesiossauro de São Pedro de Moel a primeira iniciativa no âmbito desta parceria.

A exposição é de entrada gratuita e apenas encerra à quinta-feira. À segunda, terça, quarta e sexta-feira está aberta das 15 horas às 23 horas, aos sábados está aberta das 10 horas às 12:30 horas e das 16 horas às 23 horas, sendo que ao domingo é possível visitá-la das 10 horas às 12:30 horas e das 16 horas às 22 horas.