Sociedade

A designer, o clã e o Sobro do coração

24 set 2018 00:00

Em Leiria há uma marca que faz da cortiça o super-material de todos os dias.

Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça

Ana Prates chama-lhe super-material. A cortiça é um jogo sem segredos para a fundadora da marca Sobro, nascida numa família com negócios na fileira do sobreiro.

No ateliê localizado no centro histórico de Leiria, na sombra da Igreja da Misericórdia, onde imagina objectos e mobiliário, fala de "propriedades infinitas" que "quase sugerem" os produtos a que dão forma, "desde o isolamento acústico à capacidade de resistência á compressão e á fricção".

Não lhe agrada tanto a moda das aplicações em tecido para o turista, prefere a função utilitária que emerge da interacção com a matéria-prima. "É o meu objectivo principal e é assim também que vejo a prática do design". Ou seja, uma disciplina que antes de mais responde a uma lacuna. 

Assunto de família. Para a designer, os 42 anos são a idade de cuidar, em parceria com a mãe e o irmão, dos hectares de montado que possuem no Alto Alentejo. A família está na actividade há quatro gerações.

"Sinto essa responsabilidade e quero relacionar-me com a cortiça a partir do design. Comecei a perceber que podia ser essa a razão para a minha ligação desde sempre, mesmo quando estudava, com este material".

Na Sobro, a matéria- prima de eleição é o aglomerado natural de cortiça, um sub-produto da fabricação de rolha, que aproveita os restos da transformação industri

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ