Sociedade

David Fonseca dá voz a filme animado de campanha anti-tabaco

31 mai 2021 13:50

Músico de Leiria associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro na campanha "Não fumes, por ti, pela tua família". Dia Mundial Sem Tabaco assinala-se hoje, 31 de Maio

David Fonseca, músico natural de Leiria, dá voz à personagem Tomás na campanha “Não fumes, por ti, pela tua família”, que visa sensibilizar a população para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde de quem fuma e de quem os rodeia, em especial das crianças (clicar na imagem para ver o vídeo).

O filme, produzido com recurso à técnica de stop-motion, conta a história feliz do pai Tomás, que se apercebe que para ser mais saudável e partilhar melhores momentos ao lado da sua filha, Inês, tem de abdicar do tabaco, e por isso aconselha: “Não fumes, por ti e pela tua família!”.

A campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro enquadra-se no Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala hoje.

O filme animado transmite informação relevante sobre o tabagismo, de uma forma que se pretende descontraída e divertida, para criar impacto junto da população em geral e, em particular, dos mais jovens, com especial atenção para os pais.

"Nunca é demais alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar, sobretudo na população mais jovem devido ao aparecimento de novos produtos do tabaco. Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico têm efeitos nefastos para a saúde. Para além de causarem dependência, destacamos que os malefícios dos compostos e componentes do tabaco convencional e dos novos produtos do tabaco, associados à problemática do fumo passivo, presente em tecidos e materiais em casa e no carro, prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”, explica Mónica Martins, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, citada em comunicado.

Estima-se que 1,2 milhões de mortes por ano, no mundo, são causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), que está directamente ligada ao aparecimento de doenças como o cancro, as doenças cardiovasculares e respiratórias, refere a LPCC.

O consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro, e em Portugal representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.