Viver

Dalí, Árpád Szenès, Malhoa e Bordalo esperam por si em Leiria

15 mai 2021 20:00

Exposição no Posto de Turismo de Leiria

dali-arpad-szenes-malhoa-e-bordalo-esperam-por-si-em-leiria
A 22 de Maio, a ACLAL vai promover um momento com a entrega de diplomas da Academia Brasileira de Belas Artes a personalidades nacionais e da região, como o director do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo, ou o historiador António Maia Nabais
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Até ao último dia de Maio, o posto de Turismo de Leiria, acolhe uma exposição de pintura e escultura organizada pela ACLAL - Academia de Letras e Artes Lusófonas com obras de artistas de relevo nacionais e estrangeiros.

São 150 trabalhos de autores como Alves Cardoso, Abel Salazar, Carlos Alberto Santos, Columbano, Cutileiro, Carlos Reis, Acácio Lino, Silva Porto, Joana Vasconcelos, Eduardo Guerra ou João Villaret, que fazem parte desta mostra onde se podem ainda encontrar obras de mestres como o surrealista Salvador Dalí, T.S. Cooper ou Francis Smith e até criações do príncipe consorte, D. Fernando do Saxe Coburgo-Gotha, marido da rainha D. Maria II.

Há também trabalhos de alguns artistas ilustres nascidos na região, como Lino António, Sousa Lopes (Leiria) ou Gama Diniz (Marinha Grande). A ACLAL pretende alienar parte destas obras de arte, com o intuito de angariar fundos para constituir bibliotecas e núcleos museológicos em países da Lusofonia.

Arménio Vasconcelos, presidente da ACLAL, dá-nos as boas-vindas à mostra e, num discurso estruturado e loquaz, guia-nos pela mão, apresentando- -nos a cada uma telas ou esculturas, disponibilizadas pelos membros da academia, como se fossem velhos amigos... o que, provavelmente, são.

Conta-nos histórias de quem conhece intimamente a vida de cada um dos pintores expostos, os gostos, os amores, as paixões e os desamores. Na verdade, cruzou-se com muitos deles, numa relação

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ