Economia

Custo da electricidade ameaça competitividade das empresas

7 ago 2021 11:45

Estão a verificar-se “grandes aumentos” nos preços da electricidade para as empresas, prejudicando a sua competitividade. Nerlei pede medidas que “garantam preços mais aceitáveis e estáveis”

custo-da-electricidade-ameaca-competitividade-das-empresas
Aumentos de preço da electricidade provocam "forte instabilidade" nas empresas
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Os preços da electricidade estão a sofrer “grandes aumentos”, o que terá “forte impacto na competitividade empresarial” da região.

Consciente dos constrangimentos esta realidade trará, a Nerlei alerta as empresas e aconselha-as a “procurarem soluções de renegociação dos contratos, que permitam minimizar este impacto na sua actividade”.

Em comunicado, a Associação Empresarial da Região de Leiria afirma que é com “grande preocupação” que “constata que apesar da ‘dita’ liberalização do sector ter sido feita com a ‘promessa’ de vir baixar os custos da energia eléctrica, tal não se tem verificado, pelo contrário”.

“Os aumentos que se têm registado provocam uma forte instabilidade na actividade empresarial, nomeadamente dos médios consumidores de energia, que têm grande importância na criação e manutenção de emprego”.

A Tecfil, empresa produtora de fios e cordas, instalada na Marinha Grande, é uma das empresas da região que foram recentemente confrontadas com subidas significativas do preço da electricidade.

“Apanhei um susto”, admite o administrador Paulo Valinha, explicando que o valor mensal a pagar iria subir para mais do dobro.

A situação ocorreu no início de Julho, quando a empresa fornecedora de electricidade informou a Tecfil que o preço mensal a pagar, até ali na ordem dos 150 mil euros, passaria para mais do dobro no início de Agosto.

Se tivesse mantido o contrato, que tinha entrado em vigor em Abril e era de dois anos, a empresa da Marinha Grande teria um acréscimo de custos na ordem dos dois milhões de euros só em electricidade, situação que o empresário garante ser incomportável, não só para a sua empresa como para a maioria do t

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ