Covid-19

Covid-19: Nazaré passa de risco muito elevado a moderado

5 dez 2020 16:38

 Ansião é, pelas contas do Governo, um município de risco muito elevado

covid-19-nazare-passa-de-risco-muito-elevado-a-moderado
O concelho de Ansião é agora o único do distrito no nível de risco muito elevado
Ricardo Graça/Arquivo

O primeiro-ministro apresentou hoje as actualizações do mapa de risco a considerar a partir das 00:00 horas de dia 9 de Dezembro.

No distrito de Leiria há algumas alterações: Batalha e Porto de Mós passam a risco moderado.

Também Nazaré, que estava classificado como risco muito elevado, passa agora a risco moderado. Pombal também desce para o risco elevado trocando de posição com Ansião, que passa a risco muito elevado.

De acordo com o Governo, em risco moderado estão os concelhos:

Alvaiázere

Bombarral

Caldas da Rainha

Castanheira de Pera

Figueiró dos Vinhos

Nazaré

Óbidos

Pedrógão Grande

Porto de Mós

Em risco elevado ficaram:

Alcobaça

Leiria

Marinha Grande

Peniche

Pombal

Risco muito e extremamente elevado:

Ansião

Já o concelho de Ourém, no distrito de Santarém, desceu de risco muito elevado para elevado, refere o documento do Governo.

António Costa, em conferência de imprensa, anunciou que o mapa de risco será revisto a 18 e 25 de Dezembro e a 1 de Janeiro.

Circulação no Natal

O primeiro-ministro anunciou ainda as medidas previstas para o Natal e Ano Novo, alertando que as mesmas podem ser alterados, caso a evolução epidemiológica se inverta.

Assim, nos dias 23 e 24 será permitida a circulação entre concelhos, apenas para quem se encontre em viagem.

Nos dias 24 e 25 de Dezembro são autorizadas as viagens até às 2 horas do dia seguinte.

No dia 26, a circulação é permitida até às 23 horas, para “que as pessoas tenham tempo para um regresso a casa sem pressa e em segurança”, explicou António Costa.

O primeiro-ministro anunciou ainda que os restaurantes terão autorização para funcionar nas noites de 24 e 25 até à 1 hora.

No dia 26, podem ser servidas refeições até às 15:30 horas nos concelhos de risco muito elevado e extremo.

“Queremos que este Natal seja um momento de partilha e de encontro das famílias, mas não podemos esquecer que este não é um Natal em circunstâncias normais. É preciso um cuidado especial”, alertou o governante.

O primeiro-ministro lembrou que “cada vez que respiramos e falamos expelimos partículas que não vemos a olho nu, tão leves que ficam suspensas no ar, e que todos os outros podem estar a respirar”.

Por isso, aconselhou a que se “evitem confraternizações com muitas pessoas, que estejam longos períodos sem máscara” e que se procure não estar em “espaços fechados, pequenos e pouco arejados”.

Proibida circulação entre concelhos no Ano Novo

A partir da meia-noite do dia 31 de Dezembro é proibido circular entre concelhos, restrição que se mantém até às 5 horas do dia 4 de Janeiro de 2021.

Na noite da passagem de ano a circulação na via pública é permitida até às 2 horas e no dia 1 até às 23 horas.

António Costa anunciou que estão proibidas festas públicas ou abertas ao público, assim como ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas.

Na noite de 31, os restaurantes têm autorização para funcionarem até à 1 hora.

Já no dia 1, estes estabelecimentos podem servir refeições até às 15:30, nos concelhos de risco muito elevado e extremo.