Covid-19

Covid-19: Marinha Grande já começou a vacinar maiores de 80 anos

20 fev 2021 11:54

A vacinação prossegue hoje com a inoculação de 99 pessoas

covid-19-marinha-grande-ja-comecou-a-vacinar-maiores-de-80-anos
Marinha Grande vacinou 96 pessoas
Câmara Municipal da Marinha Grande

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, no concelho da Marinha Grande, para pessoas com mais de 80 anos e para doentes de risco com idade igual ou superior a 50 anos iniciou-se na sexta-feira.

Com o apoio logístico do Município da Marinha Grande, o critério da vacinação geral estabelecido pela Direcção-Geral da Saúde é dar prioridade aos cidadãos mais velhos, pelo que no primeiro dia de vacinação foram inoculados 96 marinhenses entre os 92 e os 108 anos, refere uma nota de imprensa.

Hoje, iniciar-se-á igualmente a vacinação de 99 pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades (doenças de risco associadas). Nos restantes dias, as vacinas serão administradas consoante a sua disponibilização e de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pela DGS.

“É com satisfação que vejo, cerca de um ano após a propagação da pandemia, o início da vacinação dos grupos prioritários no nosso concelho, o que reforça a esperança de podermos voltar a viver dias de maior tranquilidade e de retoma social e económica”, adianta Cidália Ferreira, presidente da autarquia, citada na nota de imprensa.

Cidália Ferreira, que abdicou de ser vacinada no âmbito da vacinação dos presidentes de câmara, constata “a satisfação destas pessoas com mais de 92 anos, que começaram a ser inoculadas e que, deste modo, têm uma esperança adicional de ter maior resistência ao vírus”.

A autarca volta a evidenciar “o incansável trabalho de todos os profissionais de saúde, desde o início da pandemia, que tudo têm feito no combate à pandemia, a quem presto o meu mais sentido reconhecimento”.

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem trabalhado em estreita parceria com o Centro de Saúde da Marinha Grande no âmbito da prevenção e combate à Covid-19, fortalecendo a resposta concelhia à emergência nacional que todos vivemos desde o primeiro trimestre de 2020.

No âmbito da campanha de vacinação contra a Covid-19, que está a ser realizada no Centro de Saúde da Marinha Grande, foi ainda preparado o Pavilhão 1 do Parque Municipal de Exposições (para eventual necessidade no caso de estarem disponíveis um número maior de vacinas).

Na freguesia Vieira de Leiria a vacinação decorrerá no Pavilhão Gimnodesportivo, que já se encontra igualmente pronto para o efeito.