Covid-19

Agentes funerários do Centro querem integrar grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

4 fev 2021 12:48

Por força das suas funções, estão em contacto permanente com cadáveres infectados

agentes-funerarios-do-centro-querem-integrar-grupo-prioritario-de-vacinacao-contra-a-covid-19
Associação já informou formalmente a DGS desta necessidade
Anton Darius@Unsplash

A Associação de Agentes Funerários do Centro (AAFC), com sede em Leiria, quer que os agentes funerários passem a integrar os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

"Desde logo por estarmos perante profissionais de serviços essenciais. O papel dos agentes funerários é, no actual contexto, essencial para manter a saúde, ordem e segurança públicas", refere o presidente da AAFC, Jaime Esperança.

Em comunicado, a associação explica que já informou formalmente a DGS desta necessidade.   

A celebração das exéquias fúnebres, atento o número elevado de mortos que se vem verificando, não pode ficar prejudicada, pelo que é importante que estes profissionais integrem o grupo prioritário.

São profissionais que, por força das suas funções, estão em contacto permanente com cadáveres infectados, preservando-os e conservando-os, com profissionais de saúde, em ambiente hospitalar e com as famílias enlutadas.

Reconhecendo a dificuldade das decisões a tomar no actual contexto de escassez de vacinas, a AAFC sublinha que as autoridades não podem esquecer os que "lidam diariamente com o vírus".