Covid-19

Covid-19: Lar de Pombal vai retirar idosos para outro espaço e apela ao voluntariado e à entrega de material

27 mar 2020 18:28

Das três mortes registadas no concelho de Pombal, duas foram de utentes do lar, com 83 e 76 anos.

covid-19-lar-de-pombal-vai-retirar-idosos-para-outro-espaco-e-apela-ao-voluntariado-e-a-entrega-de-material
O lar tem cerca de 30 idosos
Ricardo Graça/Arquivo

O lar da Cumieira e Circunvizinhas, em Pombal, vai retirar os utentes para outro espaço. “Estamos a articular com várias instituições a retirada dos utentes. À partida, irão para uma casa da Cáritas, na Praia do Pedrógão”, no concelho de Leiria, revelou Joaquim Silva, presidente da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa da Cumieira e Circunvizinhas.

Das três mortes registadas no concelho de Pombal, duas foram de utentes do lar, com 83 e 76 anos.

Dos 26 utentes da instituição, cinco estão infectados, adianta ainda o responsável.

Joaquim Silva apela também ao voluntariado, tendo em conta a falta de funcionários, que se encontram em quarentena. “Temos falta de pessoas para trabalhar. Já tentámos encontrar voluntários, mas é difícil, porque ninguém quer vir trabalhar para um local onde há infectados [pela covid-19]”, lamenta.

O presidente da IPSS deixa outro alerta: “necessitamos de material de protecção individual, quer de fatos quer de máscaras e luvas”. 

Segundo os últimos dados sobre a situação epidemiológica enviados pela autoridade de saúde pública do concelho de Pombal, às 10 horas de hoje, estavam confirmados 25 casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais resultaram três óbitos.

Dezoito casos são da freguesia de Pombal, cinco da Ilha e dois do Carriço. 

Há ainda dez casos em vigilância activa e 180 em vigilância passiva, refere o documento.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infecções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direcção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infectados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.