Covid-19

Covid-19: Jardim infantil e creche de Fátima encerrados por precaução

24 jun 2020 14:27

Uma funcionária terá estado em contacto com o coro de Fátima

covid-19-jardim-infantil-e-creche-de-fatima-encerrados-por-precaucao
Instituição foi encerrada hoje
DR

 

Um jardim infantil e creche de Fátima estão encerrados desde hoje como medida de precaução, uma vez que uma funcionária terá contactado com alguém do coro do Santuário.

 

Segundo Ana Paula Teixeira, superiora-geral da Congregação, Irmãs Reparadoras, que detém a Escola Infantil Jacinta Marto, a instituição foi encerrada hoje depois de ter tomado conhecimento que uma funcionária terá estado em contacto “com alguém que também esteve em contacto com o coro do Santuário”, onde foram detectados casos positivos de Covid-19.

 

“Por uma questão de precaução, encerrámos a instituição e vão ser realizados testes a todas as funcionárias, por indicação da autoridade de Saúde”, revelou.

 

Ana Paula Teixeira disse ainda que, para já, as crianças não serão testadas. “Vamos avaliando a situação dia-a-dia e em articulação com a delegação de saúde.”

O Santuário de Fátima anunciou esta terça-feira que há registo de 24 positivos à Covid-19 na instituição, depois de realizados 334 testes a todos os colaboradores e coralistas daquela organização religiosa.

 

Todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da Instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos. Os pacientes infetados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados. A todos desejamos uma rápida recuperação", refere uma nota de imprensa do Santuário enviada à agência Lusa.

 

No domingo, o Santuário tinha anunciado a existência de 16 colaboradores internos e externos infectados com Covid-19.

 

Os 16 casos confirmados de covid-19 "têm ligação ao caso inicial, integram o coro do Santuário e não estiveram em contacto direto com os peregrinos", referia ainda a informação distribuída no domingo por aquela organização religiosa.

Hoje, numa atualização à nota de imprensa de domingo, o Santuário diz que, "seguindo as recomendações da Autoridade de Saúde, identificou já todos os contactos diretos com os pacientes infetados dentro da Instituição, enviando-os para casa, para cumprirem o isolamento profilático determinado nestas situações, ainda que tenham testado negativo".

"Analisados estes resultados, ouvida a autoridade de saúde competente, com quem o Santuário tem estado em total e estreita articulação, considera-se que o foco de infeção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos".

Desta forma, acrescenta, "com um esforço adicional de todos os colaboradores, que o Santuário regista com agrado, não se encerraram serviços e mantém-se todas as celebrações".