Sociedade

Covid-19: Hospital de Leiria apela: Urgências? Só se for mesmo urgente

15 mar 2020 14:56

Adoptar comportamentos responsáveis é a mensagem do Centro Hospitalar de Leiria

covid-19-hospital-de-leiria-apela-urgencias-so-se-for-mesmo-urgente
Até ao momento, não se registou nenhum caso positivo de Covid-19 no CHL.
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria apela aos cidadãos para que adoptem comportamentos responsáveis e só se dirijam às urgências nos casos realmente urgentes.

"Fique em casa, ligue SNS 24 se tiver que ser, e só depois vá ao hospital se tiver mesmo que ser!"

Esta é a mensagem do Centro Hospitalar de Leiria, que pede a todos os cidadãos que "sigam escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde e dos especialistas e que fiquem em casa para não contribuírem para o agravamento da pandemia do coronavírus".

"Só recorram ao hospital em caso de urgência, mesmo urgente", reforça o CHL.

O hospital reafirma que se tiver sintomas compatíveis com a infecção por coronavírus deve ligar para a linha SNS 24, 808 24 24 24 – "mesmo que tenha que esperar algum tempo para ser atendido, o que é compreensível dada a procura – e só depois, se for necessário e for aconselhado nesse sentido, se desloque ao hospital".

"O Centro Hospitalar de Leiria tem tomado todas as medidas que pode tomar para enfrentar esta pandemia, mas a escalada da contaminação, em Portugal, na Europa e em todo o mundo, facilmente faz prever que todos os recursos serão insuficientes para o que aí vem, pelo que há que prevenir", adianta.

Segundo o CHL, a "única forma de enfrentar este flagelo é atrasar a sua propagação, para não se registar uma enorme concentração de casos e, dessa forma, permitir aos serviços de saúde ir dando resposta".

O Centro Hospitalar de Leiria está, "como lhe compete", a seguir as indicações da tutela e das autoridades de saúde.

Até ao momento, não se registou nenhum caso positivo de Covid-19 no CHL.

No entanto, reforça o apelo para que todos os utentes e em particular os que regressaram do estrangeiro e que têm sintomas de gripe (febre e tosse) e/ou tenham estado em contacto com pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, não se dirijam aos Serviços de Urgência sem primeiro contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

"Os profissionais do Centro Hospitalar de Leiria e todos os profissionais de saúde do País estão a cumprir o seu dever."

Cabe aos cidadãos também cumprir o seu, refere o hospital

"O mais importante é mesmo ficar em casa e cumprir as orientações dos especialistas e autoridades de saúde e não facilitar nunca."