Sociedade

Covid-19: Município de Leiria fecha portas ao público

13 mar 2020 20:24

O atendimento passa a ser efectuado através de meios digitais e telefone.

covid-19-municipio-de-leiria-fecha-portas-ao-publico
Autarquia encerra atendimento presencial mas serviços funcionam à distância
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria anunciou hoje que vai encerrar o atendimento presencial na Câmara, passando o mesmo a ser efectuado via telefone ou e-mail.

Na nota enviada, o Município de Leiria, presidido por Gonçalo Lopes (PS), explica que, na sequência das medidas anunciadas esta quinta-feira pelo Governo e atendendo à situação de emergência de saúde pública, foi decidido encerrar o atendimento presencial no Município de Leiria.

O atendimento passa a ser efectuado através de meios digitais e telefone.

No período em que decorre o encerramento do Balcão Único de Atendimento são disponibilizados dois números de telemóvel – 966 996 878 e 966 996 852 – para envio de mensagens por SMS ou whatsapp, para marcações e pedidos de esclarecimentos.

Estão também encerrados ao público o Centro de Interpretação Ambiental e os sanitários públicos.

As feiras de Levante em Leiria e na Praia do Pedrógão estão canceladas a partir deste sábado e serão adotadas medidas de limitação de acesso ao Mercado Municipal de Leiria, que “continuará em funcionamento de forma a garantir o acesso a bens alimentares”.

Todos os espaços culturais e desportivos do concelho vão ser encerrados e os eventos públicos cancelados.

Com o encerramento das escolas por ordem do Governo, o Município de Leiria vai continuar, contudo, a garantir o fornecimento de refeições às crianças com escalão A dos jardins-de-infância e do 1.º ciclo, mediante marcação na plataforma.

A submissão através da plataforma Urbanismo Online irá privilegiar a entrega de elementos dos processos que já se encontram a decorrer no Município de Leiria.

As medidas anunciadas são válidas até dia 9 de Abril, podendo ser alvo de reavaliação e alteração.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detectado em Dezembro de 2019, na China, e já provocou quase cinco mil mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infectados ultrapassou as 130 mil pessoas, com casos registados em mais de 100 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.