Covid-19

Covid-19: Circulação entre concelhos proibida até domingo

1 mai 2020 11:30

Para poderem circular, os trabalhadores têm de apresentar declaração da entidade patronal.

covid-19-circulacao-entre-concelhos-proibida-ate-domingo
Forças de segurança vão intensificar as acções de patrulhamento.
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

À semelhança do que aconteceu na Páscoa, a circulação entre concelhos está proibida este fim-de-semana. A restrição entrou em vigor às 00:00 horas desta sexta-feira e vai manter-se até às 23:59 de domingo, sendo apenas permitida por motivos de saúde ou por “urgência imperiosa”.

A limitação de circulação das pessoas para fora do concelho de residência habitual está definida num decreto, aprovado esta quinta-feira, que regulamenta o estado de emergência e a situação de calamidade para o período entre esta sexta-feira e domingo, devido à pandemia de Covid-19.

Quem tiver de circular entre concelhos por motivos profissionais vai ter de apresentar às autoridades uma declaração da entidade patronal.

Para controlar a circulação entre concelhos, a GNR e a PSP estão no terreno com várias operações de intensificação do patrulhamento, sensibilização e fiscalização em todo o país.

Desde que teve início a pandemia de Covid-19 em Portugal, esta é a segunda vez que a circulação entre concelhos está condicionada. A primeira ocorreu durante o período da Páscoa.