Covid-19

Covid-19: Cercicaper com 20 utentes e 7 funcionários infectados

5 fev 2021 13:23

Um utente de 55 anos, já debilitado, morreu

covid-19-cercicaper-com-20-utentes-e-7-funcionarios-infectados

Vinte utentes e sete funcionários da Cercicaper – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera estão infetados com o SARS-CoV-2.

Foram realizados testes de diagnóstico aos 22 utentes da Cercicaper para serem vacinados no dia 22 de Janeiro. “Cinco clientes deram positivo”, disse a presidente, Suzel Santos.

A responsável explicou que a Cercicaper tem duas respostas sociais: “um lar onde estão 18 clientes e uma residência autónoma T3”.

“Colocámos os cinco infectados em isolamento nesta residência.”

No entanto, os restantes utentes que foram vacinados repetiram os testes PCR no dia 29 de Janeiro. “Apenas um deu negativo e outro o resultado foi inconclusivo”, adiantou a presidente.

Segundo Suzel Santos, os 20 infectados ficaram no lar e a casa foi ocupada, depois de desinfetada, por duas funcionárias que estavam positivas e ficaram a dar apoio à instituição.

“O pior já passou. Um utente de 55 anos faleceu. Era uma pessoa já muito debilitada e que passava muito tempo no hospital. Acreditamos que os cinco primeiros infectados já estarão recuperados, pois passaram 14 dias. Aguardo uma resposta do delegado de saúde”, referiu.

Devido ao confinamento geral, o Governo encerrou as actividades dos centros de ocupação, o que libertou funcionários para dar apoio aos utentes do lar, acrescentou Suzel Santos.

A presidente da Cercicaper alertou para as consequências da pandemia nesta população.

“Eram muito activos, faziam encontros com instituições congéneres, piqueniques e íamos várias vezes à Praia das Rocas. Desde março que não saem. Envelheceram muito. Fazemos algumas actividades na instituição, mas não é a mesma coisa”, constatou.

O boletim do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, informa que às 00:00 horas de hoje o concelho de Castanheira de Pera contabilizava 104 infectados por SARS-CoV-2 e 59 recuperados desde o início da pandemia. Estão activos 44 casos.