Covid-19

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria sobe plano de contingência para o nível III

12 jan 2021 12:35

Decisão justificada pelo aumento de incidência de casos positivos de Covid-19

covid-19-centro-hospitalar-de-leiria-sobe-plano-de-contingencia-para-o-nivel-iii
Afluência ao hospital de Leiria levou CHL a pedir apoio à Misericórdia da Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria subiu para o nível III o seu plano de contingência do Serviço de Medicina Intensiva – Covid-19, passando a estar activadas, com possibilidade de serem ocupadas, 15 camas de tipologia III (10 no Serviço de Medicina Intensiva e cinco na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente – UCAP) e 15 camas de nível II na UCAP.

A deliberação do Conselho de Administração inclui ainda activar o nível do Plano de Resposta Covid-19 – camas nível I, passando a haver uma distribuição de 120 camas, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

“Os procedimentos e instruções de trabalho estão continuamente a ser revistos e adaptados a cada fase da pandemia, seguindo o nosso plano de contingência. O CHL tem vindo a ajustar as suas estruturas e estratégias para continuar a disponibilizar todos os níveis de cuidados à comunidade que serve”, explica Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado numa nota de imprensa.

O CHL explica ainda que as camas de tipologia III permitem receber e tratar os doentes críticos Covid-19, nomeadamente os que necessitam de ventilação mecânica invasiva, as camas de tipologia II adequam-se aos cuidados de saúde intermédios e as camas de tipologia I são as utilizadas nas enfermarias.

Apoio da Misericórdia da Marinha Grande

Perante crescimento da afluência de utentes ao CHL, foi deliberado contratar a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande para a utilização de camas de nível I, para alocar doentes Covid-19 sem alta clínica oriundos do CHL, e que são geridas pela Unidade de Hospitalização Domiciliária.

O CHL assegura o transporte, a medicação e a vigilância clínica destes doentes, bem como a gestão do processo de alta, e a Santa Casa da Misericórdia assegura os restantes cuidados aos doentes.

“Devido ao elevado número de doentes internados, ventilados e não ventilados, e considerando a afluência crescente à ADR-SU [Área Dedicada para Doentes Respiratórios – Serviço de Urgência], com o possível aumento de doentes positivos para a Covid-19 que necessitem de internamento, decidimos encontrar alternativa no sector social para libertar camas para os doentes mais críticos”, justifica Licínio de Carvalho.

Segundo o dirigente, a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande disponibilizou mais de uma dezena de camas para cuidar de doentes Covid-19 positivo.