Covid-19

Covid-19: Surto em lar de Alcobaça já com 81 infectados

10 jan 2021 16:56

Entre os infectados, estão 57 utentes e 24 funcionários da instituição.

covid-19-surto-em-lar-de-alcobaca-ja-com-81-infectados
Surto foi detectado no dia 31 de Dezembro.
Ricardo Graça

O número de infectados no surto de covid-19 no Lar de Évora da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça subiu de 31 para 81.

De acordo com informação foi avançada pelo delegado de saúde local, Jorge Nunes, à agência Lusa, das 81 pessoas infectadas, 57 são utentes e 24 são funcionários.

O surto foi detectado no dia 31 de Dezembro e levou à testagem dos 68 utentes (34 residentes no lar de idosos e outros 34 alojados numa residência para adultos com deficiência) e 50 funcionários do lar, integrado na Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça.

Num outro lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, na localidade de Vimeiro, estão infectadas 26 pessoas, adiantou o delegado de saúde.

Desde o início da pandemia, Alcobaça contabiliza 1.387 casos confirmados, dos quais 548 estão activos, segundo informação divulgada ao final da manhã deste domingo pelo presidente da Câmara, Paulo Inácio, através da sua página na rede social facebook. O concelho contabiliza ainda 818 recuperações e e 21 mortes por Covid-19.

Na publicação, o autarca assegurou que, independentemente das medidas que venham a ser determinadas pelo Governo nos próximos dias, as autoridades policiais locais “serão actuantes na fiscalização e monitorização do cumprimento integral das normas da Direcção-Geral da Saúde”.

As autoridades estarão especialmente atentas aos ajuntamentos de pessoas, à obrigatoriedade do uso de máscara, bem como à verificação do cumprimento das quarentenas determinadas pela DGS quer a casos positivos, quer a familiares com certificados profiláticos para cumprimento de quarentena no seu domicílio”, reforçou Paulo Inácio.