Covid-19

Covid-19: Autoridade de Saúde detectou 30 casos de infecção em lar para deficientes de Fátima

17 nov 2020 17:48

Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II já activou o seu plano de contingência

covid-19-autoridade-de-saude-detectou-30-casos-de-infeccao-em-lar-para-deficientes-de-fatima
Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II
DR
Redacção/Agência Lusa

Actualização: Alteração de imagem ilustrativa para fachada do CADP - 9:28 horas, 18 de Novembro de 2020

O Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, identificou um surto de 30 casos positivos de Covid-19, dos quais 13 são funcionários.

A Autoridade de Saúde explicou que recebu um alerta, na semana passada, para dois casos positivos no centro de apoio e que foi iniciado um rastreio na instituição.

Ana San-Bento, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, adiantou que, “numa primeira fase, foram testados todos os colaboradores e utentes desse piso", e desse rastreio identificados 28 casos positivos, dos quais 13 funcionários.  

Referindo que, na segunda-feira, “foram testados os restantes colaboradores, aguardando-se os resultados”. Até agora, foram identificados mais dois casos. 

Ana San-Bento informou que “também os utentes residentes noutras partes da instituição serão testados nos próximos dias”, salientando que “apenas um utente necessitou de ser transferido para uma unidade hospitalar”.  

A delegada de saúde esclareceu que a instituição já activou o seu plano de contingência e, “como está organizada por módulos, facilita o combate à propagação” da doença.  

“Os casos positivos vão ser colocados num dos módulos, facilitando o seu isolamento”, declarou, realçando que a situação está a ser acompanhada “em articulação com a Protecção Civil e Segurança Social”.  

O Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II é gerido pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e foi criado em 1989.
 
Tem capacidade para acolher 192 pessoas com idades entre os 3 e os 65 anos e a sua equipa técnica é composta por 212 pessoas, segundo o site da UMP.
 
Além do lar residencial, tem ainda um centro de actividades ocupacionais e uma escola de educação especial.