Sociedade

Covid-19: aulas presenciais podem voltar nos 11.º e 12.º anos e exames são adiados

9 abr 2020 16:50

Primeiro-ministro disse que ainda não é possível tomar a decisão sobre quando, e se, poderão recomeçar as aulas presenciais

covid-19-aulas-presenciais-podem-voltar-nos-11o-e-12o-anos-e-exames-sao-adiados
"Actividade lectiva pode estender-se até 26 de Junho", declarou o primeiro-ministro.
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O primeiro-ministro afirmou hoje que no ensino secundário ainda poderá haver aulas presenciais e que o calendário de exames dos 11.º e 12.º anos é adiado, só abrangendo os exames específicos para acesso ao Ensino Superior.

Estas medidas foram anunciadas por António Costa no final da reunião do Conselho de Ministros, adiantando que o calendário de exames dos 11.º e 12.º anos terá a primeira fase entre 6 e 23 de Julho e a segunda fase entre 1 e 7 de Setembro".

"Deste modo, a actividade lectiva pode estender-se até 26 de Junho", declarou o primeiro-ministro.

No que se refere ao ensino secundário, António Costa defendeu que "é particularmente importante" que ainda se possa "retomar as actividades lectivas presenciais, tanto mais que é tal a diversidade de disciplinas que não se pode recorrer ao apoio da transmissão televisiva".

O primeiro-ministro acentuou, depois, que ainda não é possível tomar a decisão sobre quando poderão recomeçar as aulas presenciais, dependendo da evolução do combate à pandemia da covid-19.

"Iremos assim trabalhar em dois planos. Aquele que preferimos, de poder retomar parcialmente as aulas presencias do 11.º e do 12.º durante o mês de Maio, sem excluir, como plano B, termos de prosseguir exclusivamente o ano lectivo com ensino à distância, se a evolução da pandemia assim o exigir. Em qualquer caso, para assegurar o maior distanciamento social, o menor tempo de permanência na escola e a melhor higiene, as actividades letcivas presenciais serão sempre muito limitadas", disse.

Neste quadro de prevenção para evitar a propagação da Covid-19, o líder do executivo especificou que as aulas presenciais só abrangerão os alunos do 11.º e 12.º anos, "permanecendo os do 10.º ano em regime de ensino à distância".

"Só haverá aulas presenciais das 22 disciplinas que são sujeitas a exame específico para o acesso ao ensino superior, continuando todas as outras disciplinas a serem ministradas à distância", acrescentou.