DEPRESSÃO KRISTIN

“Continuam a existir muitas barreiras e entre Lisboa e o resto do País”, critica Gonçalo Lopes

9 fev 2026 12:45

Presidente da Câmara de Leiria lamenta a falta de capacidade de resposta da E-Rdes e volta a criticar a decisão de não accionar os mecanismos internacionais de apoio

continuam-a-existir-muitas-barreiras-e-entre-lisboa-e-o-resto-do-pais-critica-goncalo-lopes

O país pode ser solidário, e o povo é solidário, mas continuam a existir muitas barreiras entre Lisboa e o resto do país. Se isto tivesse acontecido na casa de quem nos governa, a resposta teria sido mais rápida e se calhar teria sido outra”, afirmou o presidente da Câmara de Leiria, em declarações aos jornalistas, proferidas ao final da manhã desta segunda-feira, no final do briefing diário com os presidente das juntas de freguesia.

Reconhecendo o trabalho e “esforço de todos os trabalhadores” envolvidos na reposição de energia, Gonçalo Lopes criticou a falta de capacidade de resposta da E-Redes e a decisão de não activar os mecanismos internacionais de apoio.

Lamentamos que essa capacidade de resposta a nível nacional tenha sido insuficiente e que não tenham sido accionados os meios internacionais necessários para que o restabelecimento [de energia] fosse mais rápido”, apontou o autarca, adiantando que, de acorco com a última informação disponibilizada pela E-Redes, na plataforma criada para o efeito, havia esta manhã 17.030 clientes sem energia no concelho.

Frisando que “estamos já no 13.º dia”, Gonçalo Lopes adiantou que o problema afecta, sobretudo, as zonas mais rurais, nomeadamente, as freguesias de Bidoeira, Colmeias, Monte Redondo, Souto da Carpalhosa e Caranguejeira.

Para esta noite, está marcada uma vigília, a realizar pelas 20 horas na Fonte Luminosa, em Leiria, de solidariedade para com as pessoas que continuam sem energia, mas também de homenagem às pessoas que já faleceram na sequência da depressão Kristin. O momento servirá ainda para reconhecer e agradecer “a todos” os voluntários e trabalhadores envolvidos no esforço de recuperação, avançou Gonçalo Lopes.