Viver

Congresso da Rede Cultura 2027 inicia ciclo no sábado

27 mai 2020 18:30

Transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede

congresso-da-rede-cultura-2027-inicia-ciclo-no-sabado
Arte xávega é parte do património imaterial da região da Rede Cultura 2027
Ricardo Graça

Sábado, dia 30, no Mosteiro da Batalha, acontece a primeira sessão do Congresso aos Sábados, no âmbito do Congresso da Rede Cultura 2027, transmitido em streaming, a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027.

O ciclo inicia-se com uma conversa sobre os Marcadores Históricos do Território da Rede Cultura 2027, entre o professor e historiador Saul António Gomes, o director do Mosteiro da Batalha Joaquim Ruivo e o arquivista no Museu Bordalo Pinheiro Francisco Teles da Gama.

A conversa inicia-se às 15 horas, nas capelas imperfeitas e será transmitida em directo nos canais sociais da Rede Cultura 2027.

Na sexta-feira dia 22, reuniram-se, em Leiria, o embaixador Luís Castro Mendes, poeta, antigo ministro da Cultura e presidente do Congresso, e o professor Carlos Ascenso André, ex-governador Civil de Leiria, ex-director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e crítico literário, para falar sobre a poesia de Francisco Rodrigues Lobo, poeta fundamental, nascido em Leiria.

Intitulado O Futuro da Nossa Cidade, o congresso começa uma caminhada por um território com seis mil de extensão e mais de 805 mil habitantes, após estar, inicialmente, previsto para os dias 23 e 24 de Outubro.

Devido à pandemia de Covid-19, realiza-se agora, em várias datas, até ao dia 24 de Outubro.

Além do ciclo aos sábados, faz ainda parte do congresso o Congresso às Quartas, que pretende reflectir especificamente as problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura.

Este congresso articula-se com a iniciativa Próximo Passo, colaborando com as Cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

Próximo Passo: perguntar mais do que responder, antecipar em vez de adiar

Em vez de dar respostas, perguntar a quem vive a cultura, qual o próximo passo.

Inspirada na plataforma Le Jour d’Après, promovida pelo parlamento francês, nasceu no Dia da Europa, o passado dia 9 de Maio, a plataforma online Próximo Passo, da Rede Cultura 2027, coordenada pelo seu Conselho Estratégico presidido pelo professor João Bonifácio Serra, que foi presidente da Fundação Cidade de Guimarães, estrutura responsável pela última Capital Europeia da Cultura portuguesa, Guimarães.

É um fórum de pensamento, debate e proposição aberto a todos os agentes culturais, locais, regionais, nacionais e internacionais, que a partir de dez perguntas, questiona o espaço e o tempo para pensar, criar, programar, produzir, protagonizar, ver, ouvir e sentir Cultura.

Às quartas-feiras, o Congresso O Futuro da Nossa Cidade terá convidados para debater, em conjunto com os agentes culturais dos diversos Municípios, os contributos recebidos na plataforma. 

Saber mais sobre o Congresso O Futuro da Nossa Cidade

Saber mais sobre o Próximo Passo