Viver

Concertos: A Música Dá Trabalho volta às escolas

8 fev 2022 17:25

Omnichord anuncia 10 datas em estabelecimentos de ensino do concelho de Leiria

concertos-a-musica-da-trabalho-volta-as-escolas

O projecto A Música dá Trabalho, com que a editora Omnichord está a apresentar os ofícios e as carreiras que existem no sector da cultura, regressa às escolas no próximo dia 14 de Fevereiro, com um concerto de Catraia na Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira.

No dia seguinte, os Jerónimo actuam na Escola Básica Integrada de Colmeias e a 17 de Fevereiro é a vez da cantora e compositora Labaq na Escola Primária da Barosa.

Até 21 de Março, estão agendados outros sete concertos, numa lista em que se destaca a presença de David Fonseca na Secundária Domingos Sequeira, Sean Riley & The Slowriders na Secundária Francisco Rodrigues Lobo e First Breath After Coma na Escola Básica dos Marrazes.

O projecto A Música Dá Trabalho arrancou em Novembro com um concerto de Surma no Centro Escolar de Parceiros. Inclui actuações ao vivo, conversas entre os artistas e os alunos e um livro.

"Cada visita às escolas é antecipada pelo envio de uma publicação desdobrável que vai apresentar uma ilustração e um pequeno texto sobre cada uma das funções ligadas ao sector da música: o compositor, a escritora, a intérprete, o engenheiro de som, o designer, a fotógrafa, o editor, a lojista, a realizadora de vídeo, o relações públicas, a gestora de redes sociais, o manager, a agente, o divulgador, a programadora, o técnico de som, o técnico de luz, a contabilista, o assistente de palco, a assistente de artista, a ouvinte e o espectador", explica a Omnichord.

Pretende-se, assim, "que o público escolar se familiarize com todo o processo que um espetáculo musical envolve, desde a chegada do material e dos técnicos ao concerto em si e ao processo de desmontagem. Uma acção que se entende poder ser um passo importante na criação de boas práticas de empregabilidade e sustentabilidade, combatendo assimetrias económicas e a precariedade no sector cultural", salienta a editora.

Calendário
14 de Fevereiro - Escola Básica e Secundária Henrique Sommer - Catraia 
15 de Fevereiro - Escola Básica Integrada das Colmeias - Jeronimo
17 de Fevereiro - Escola Primária da Barosa - Labaq
22 de Fevereiro - Escola Secundária Domingos Sequeira - David Fonseca
23 de Fevereiro - Escola Básica Amarela - Cabrita
7 de Março - Centro Escolar da Barreira - Whales
8 de Março - Escola Básica Dr. Correia Mateus - Rua Direita
14 de Março - Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo - Sean Riley & The Slowriders
15 de Março - Escola Básica de Capuchos - Few Fingers
21 de Março - Escola Básica dos Marrazes - First Breath After Coma