Viver
Concerto junta Fay Claassen e Orquestra Jazz de Leiria
Depois de Kurt Elling, Maria Schneider e Jon Faddis, mais uma referência internacional do jazz com a orquestra de Leiria no palco do TJLS
A cantora e compositora neerlandesa chega ao Teatro José Lúcio Silva cerca de uma semana após o lançamento do álbum Soulprint. Fay Claassen vai apresentar-se com a Orquestra Jazz de Leiria, num concerto que está marcado para o próximo sábado, 22 de Novembro, com início às 21:30 horas.
Nascida nos Países Baixos, colaborou com Toots Thielemans, Mike Stern, Bob Brookmeyer, Vince Mendoza, Paquito D'Rivera, Tom Harrell e James Carter, entre outros, e com orquestras como a Metropole Orkest, a Brussels Jazz Orchestra, a Danish Radio Big Band e a WDR Big Band. Em Leiria, Fay Claassen vai também orientar uma masterclass, no dia do concerto, durante a manhã.
Várias vezes premiada, tanto nos Países Baixos como internacionalmente, a artista antecipou entretanto nas redes sociais que o espectáculo de Leiria (que será dirigido por César Cardoso, da Orquestra Jazz de Leiria) conta com algumas surpresas, incluindo um novo arranjo, por César Cardoso, para o tema “Fast Future People”, do disco Soulprint, e a interpretação de uma música de Carlos Azevedo com letra de David Linx.
Depois de partilhar o palco com nomes como Simone de Oliveira, Maria João, Tiago Bettencourt, Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau, Camané, António Zambujo, Jorge Palma, Miguel Araújo, Salvador Sobral, Carminho, Gisela João e Tatanka, entre outros, desde 2022 a Orquestra Jazz de Leiria tem tocado com estrelas internacionais do jazz, como é o caso de Kurt Elling, Maria Schneider e Jon Faddis, que estiveram anteriormente no Teatro José Lúcio da Silva.