Viver

Com o "Festival Bons Sons" adiado "Cem Soldos habita a rua" a partir do dia 14

8 ago 2020 17:00

A aldeia do concelho de Tomar, mais vivida em Portugal, no Verão, vai ser palco de um festival à medida da pandemia

com-o-festival-bons-sons-adiado-cem-soldos-habita-a-rua-a-partir-do-dia-14
Bia Maria, de Ourém, é uma das artistas convidadas para dar um concerto online
Billy Verdasca

Ao longo de Agosto, a 11.ª edição do Festival Bons Sons vai estar na mente de todos os amantes da melhor música nacional com o evento CEM SOLDOS HABITA A RUA. A aldeia do concelho de Tomar, mais vivida em Portugal, no Verão, vai ser palco de um festival à medida da pandemia.

A pandemia adiou a festa, mas um programa com acções que envolvem os habitantes da aldeia, vai ajudar à preparação do festival do próximo ano, e com uma programação online dedicada a todos os que gostam de viver a aldeia.

Nos dias 14, 15, 22 e 29 de Agosto, realizam-se concertos em live streaming, uma exposição de fotografia, projecções de vídeo nas paredes da aldeia, pré-apresentação de um livro dedicado a Cem Soldos, uma conversa, um percurso artístico, passeios interpretativos de biodiversidade, bem como oficinas de fotografia, de design gráfico e de costura, e um mercado de trocas.

Para os concertos foram convidados André Henriques, Bia Maria e The Real Beavers, que actuarão através das redes sociais do Bons Sons, a partir de locais desconhecidos por parte de quem que costuma habitar as ruas de Cem Soldos por esta altura do ano.

Foto: Carlos Manuel Martins


PROGRAMAÇÃO
No dia 15, às 19 horas, Bia Maria, nascida e criada em Ourém, leva Mal Me Queres, Bem Te Quero, uma colectânea que marca a sua estreia, com melodias que têm origem no fado, no pop, na bossa nova e no canto popular.

No dia 22, às 19 horas, actuam The Real Beavers – formados em Tomar, em 2014 – são Bill Rivers (voz), Hugo Minds (guitarra), João Faria (baixo) e Flávio Filipe (bateria) que, depois de dois álbuns lançados em 2017 e 2018, deram a conhecer, este ano, o mais recente EP, Watch It Burn.

A fechar o programa musical, no dia 29, entra em cena, também às 19 horas, André Henriques, vocalista dos Linda Martini, que este ano lançou o disco de estreia a solo, Cajarana. “É um disco de impulso que quer expor a fragilidade das canções, como se elas exigissem o cuidado de quem escuta para não se partirem antes de chegar ao fim”.

O programa CEM SOLDOS HABITA A RUA tem início a 14 de Agosto, com a realização de um passeio por bosques de carvalhos - O que Escondem os Carvalhais? - em parceria com a associação 30POR1LINHA, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.

Também em parceria com a 30POR1LINHA, no dia 15, realiza-se o passeio interpretativo Vem Viver a Biodiversidade da Aldeia.

Neste dia, há ainda uma oficina de costura e de produto, tendo em vista os trabalhos preparatórios dos produtos de merchandising do BONS SONS 2021 e uma exposição noturna com projeções, nas paredes da aldeia, de imagens em vídeo alusivas a edições anteriores do festival.

Esta exposição acontece, igualmente, nos dias 22 e 29.

No dia 22, Ana Bento e Bruno Pinto regressam à aldeia para repetir, agora para os habitantes, o percurso artístico Cem Soldos, Por Detrás do BONS SONS, onde são reveladas diversas histórias e partilhados segredos da aldeia.

É também este o dia destinado ao 3.º Mercado de Trocas de Cem Soldos, onde os participantes podem dar, trocar ou vender a baixo preço.

Nos dias 22 e 29, acontece a oficina de fotografia Descobrir a Aldeia, para participantes a partir dos 12 anos, desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT - Casa dos Cubos, sob orientação de António Ventura, professor de Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar.

Por fim, no dia 29, está marcada uma oficina de criação gráfica, com trabalhos preparatórios para a imagem do BONS SONS 2021, com envolvimento da comunidade.

Todas as actividades são gratuitas e, dadas as circunstância atuais, a entrada e a lotação são muito reduzidas, sendo obrigatória a inscrição prévia no SCOCS, pessoalmente ou através do e-mail geral@scocs.pt. É dada prioridade aos habitantes de Cem Soldos.

BILHETES 2021
Os bilhetes para a próxima edição do Bons Sons, que acontece de 12 a 15 de Agosto de 2021 - estão à venda por 45 euros (passe geral) no SCOCS, no site do festival, na rede Ticketline e nos CTT.

Os bilhetes já adquiridos para este ano, são automaticamente válidos para as novas datas, não sendo necessário efectuar troca.