Sociedade
Com a Ingrid a chegar, aberta da Lagoa de Óbidos está a poucos metros de campos desportivos e Avenida do Mar
Autarquia de Caldas da Rainha alerta para risco para pessoas e bens
A passagem da tempestade Ingrid, até domingo, pode agravar os riscos para pessoas e bens, devido aos ventos, chuva e agitação marítima na zona da aberta da Foz do Arelho e Lagoa de Óbidos.
Segundo um comunicado da autarquia de Caldas da Rainha a abertura para o mar deste corpo de água encontra-se, neste momento, "a escassos metros" dos campos desportivos e da Avenida do Mar, na Foz do Arelho.
O mesmo documento adianta que o temporal de Inverno tem causado um forte impacto na costa das Caldas da Rainha, provocando o deslocamento da abertura da lagoa para norte e uma redução acentuada da faixa de areia da praia da Foz do Arelho.
A Câmara Municipal de Caldas da Rainha iniciou contactos com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Capitania do Porto de Peniche, além de estar em articulação com a Águas do Tejo Atlântico e o Município de Óbidos, perante a situação.
A APA enviou uma equipa ao local para avaliar as condições da aberta, que está a ser vigiada permanentemente pela Junta de Freguesia da Foz do Arelho, pela Protecção Civil das Caldas da Rainha e por técnicos da Águas do Tejo Atlântico.
Embora refira que é possível que a abertura volte a deslocar-se para sul quando as condições do mar melhorarem, a autarquia manifesta preocupação com a situação e apela à população para se manter afastada da linha de costa, especialmente da Praia da Foz do Arelho, durante os próximos dias.